Raimundo Floriano
Fonte: Google
A Páscoa é uma celebração cristã comemorada anualmente num domingo, conhecido como Domingo de Páscoa. É considerada a festa mais importante para os cristãos, pois celebra a ressurreição de Jesus Cristo, que morreu com o intuito de libertar a humanidade do pecado.
Esta é uma festa móvel, ou seja, a data da Páscoa varia a cada ano. Nesse dia, não é feriado.
Ocorre sempre no domingo depois da primeira Lua cheia do equinócio, o que, por norma, costuma se realizar entre os dias 22 de março e 25 de abril. A data foi definida desta forma pelo fato de a Páscoa ter origem judaica, e a celebração da Páscoa judaica ter início no equinócio.
A Páscoa marca o fim da chamada Semana Santa, que se inicia no Domingo de Ramos (em 2023, no dia 2 de abril) e termina no Domingo de Páscoa (em 2023, no dia 9 de abril).
Durante toda a Semana Santa há procissões e cerimônias especiais, sobretudo na quinta e na sexta-feira. A Quinta-feira Santa celebra a última ceia de Jesus com os 12 apóstolos, enquanto a Sexta-feira santa, ou Sexta-feira da Paixão, recorda o dia em que Cristo morreu crucificado.
A Páscoa significa a ressurreição de Jesus Cristo.
Mas, antes de Jesus, os hebreus (antepassados dos judeus) já comemoravam o Pessach, que hoje é conhecido como a Páscoa Judaica. Pessach significa “passagem”.
Essa passagem, ou travessia, recorda o percurso feito pelos hebreus depois de alcançarem a liberdade após um longo período em que foram escravizados.
Assim, a Páscoa judaica comemora a libertação do seu povo, que era escravizado.
Quando Jesus morreu, estava sendo comemorado o Pessach e a sua morte trouxe um novo significado para a Páscoa.
Hoje, para os cristãos, a Páscoa significa a passagem da morte para a vida, uma vez que comemora a ressurreição de Jesus Cristo.
A Páscoa tem origem judaica.
A palavra Páscoa deriva do termo hebraico Pessach, que significa “passagem”, e faz referência ao episódio da libertação do povo hebreu (antepassados dos judeus) do cativeiro.
A história da primeira Páscoa celebrada pelos judeus pode ser lida no livro de Êxodo, capítulo 12, no Antigo Testamento da Bíblia.
Enquanto os judeus comemoravam a sua própria Páscoa, que é uma das grandes festas da religião judaica, Jesus Cristo foi crucificado.
Depois de morrer, o corpo de Jesus foi colocado em um sepulcro, onde permaneceu até ressuscitar ao terceiro dia. Jesus morreu na sexta-feira, portanto é considerado o primeiro dia, sábado é considerado o segundo e domingo é considerado o terceiro, dia em que Jesus ressuscitou.
Assim, para os cristãos, a Páscoa ganhou um novo significado, uma vez que passou a celebrar a ressurreição de Cristo, ou seja, a passagem da morte para a vida.
"Nesta Páscoa não quero chocolate, quero as bênçãos e promessas de dias melhores para todos os que estão necessitando, seja de amor ou de um pouco mais de esperança em suas vidas! Feliz Páscoa para todos!"
"O Coelhinho da Páscoa está muito ocupado, então me pediu para te dar um recado: dias melhores virão e serão tão doces e gostosos como os chocolates que trago comigo! Feliz Páscoa!"
"Que a Páscoa de toda a sua família seja abençoada! Feliz Páscoa!"
"Jesus morreu na cruz para nos salvar… Neste dia especial, antes de correr atrás dos “ovinhos de chocolate”, reúna a sua família e agradeça Aquele que se sacrificou pela felicidade de toda a humanidade! Feliz Páscoa, meus amigos!"
Atualmente, a Páscoa é rodeada por diversos símbolos. No Brasil, os mais populares são:
LINDA PÁSCOA DO SENHOR! - CANÇÃO