PARTIURAS CARNAVLESCAS, PARA OS DOIS NAIPES
Raimundo Floriano
Pronto! Missão Cumprida!
Após quase dez anos de exaustiva garimpagem, tenho a satisfação de ora compartilhar com todos os Músicos de Sopro, brasileiros e alienígenas, o resultado desse trabalho, num serviço de utilidade pública cultural que só este Almanaque pode proporcionar a seus leitores.
Há alguns anos, disponibilizei, em meu álbum de fotos do Orkut, as 100 partituras de sambas carnavalescos e marchinhas mais tocados de todos os tempos, para trombone e sax alto. Tão logo o fiz, comecei a receber solicitações para que também postasse as mesmas para pistom, sax tenor e clarineta, o que me era impossível, pois colecionara, desde 1972, fornecidas pelo ECAD, apenas as para sax alto e trombone, este o instrumento que eu tocava.
Desde o Carnaval de 2011, os pedidos das partituras que faltavam recrudesceram. Por isso, resolvi-me a enfrentar esse novo desafio, partindo do zero.
Inicialmente, recorri a Dona Inazita, residente em Duque de Caxias (RN), viúva de meu professor de trombone, o Maestro Capitão Daniel. Em seguida, a Dona Rosália, residente em Sobradinho (DF), viúva do Maestro Fideles, primeiro trombonista da Banda da Capital Federal, que fundei em 1972. Ambas me atenderam prontamente, enviando-me todo o material de que dispunham. Mas representavam pouca coisa, diante do que era procurado.
Dando-se o entrave, vali-me dessa maravilhosa ferramenta que é a Internet. Socorri-me com o Maestro Antonio Gomes Sales, de Caraúbas (RN), que já me prestava grande apoio cultural, o qual me remeteu todos os álbuns carnavalescos para pistom, sax tenor e clarineta de seu falecido pai, cerca de 1.500 partituras.
Antonio Gomes Sales e Raimundo Floriano
Depois de digitalizadas, constatei que faltavam em torno de 600 dos títulos, para ambos os naipes. Foi quando esse amigo, 35anos mais novo que eu, se propôs a escrevê-las e transpô-las para a pauta digital, sem nada cobrar, apenas no intuito de cooperar, nesse meu trabalho de divulgação, memória e preservação da Música Popular Brasileira. Se eu fosse remunerá-lo por isso, e baseado no que já andei pagando, calculo que a conta ficaria nuns 8 mil reais, por aí. Deixem-me falar-lhes um pouco desse jovem abnegado.
Antonio Gomes Sales nasceu a 17.06.1971, em Caraúbas, filho do Maestro Salustiano Gomes de Sales e de Dona Raimunda Alaíde Góis.
Por demonstrar, desde muito cedo, grande interesse pela Música, seu pai, que era o Regente da Banda de Música Municipal Maestro Joaquim Amâncio, mandou fazer-lhe um fardamento e o nomeou seu arquivista, estando ele com apenas 6 anos de idade, função que habilmente desempenhou até os 9 anos, quando passou a integrar naipe de percussão, batendo pratos.
Banda de Música Municipal Maestro Joaquim Amâncio
(À frente, Antônio Gomes, com o filho Alisson Daniel)
Ainda aos 9 anos, começou a estudar Música pra valer com seu pai, passando a tocar trompa, em março de 1981, instrumento com o qual permaneceu até dezembro de 1982, quando passou a tocas sax alto.
Em julho de 1985, aos 14 anos, foi convidado para fazer parte da Banda de Música de Monsenhor Militão Benedito de Mendonça, da vizinha cidade de Campo Grande, para tocar sax alto, com o qual permaneceu até julho de 1980, quando passou a tocar sax tenor, até julho de 2000, ano em que deixou essa Banda. Colaborou com a formação da Filarmônica Antônio Pastora, daquela cidade, nela atuando até 2002, tocando sax tenor.
Com o falecimento de seu pai, em dezembro de 1990, assumiu o comando da Banda Musical de Caraúbas, cargo em que permanece até hoje. Em 1994, passou a integrar a Banda de Música Artur Paraguay, em Mossoró, tocando sax barítono, a qual deixou em 1997, voltando a integrá-la em 1999, no mesmo instrumento, em virtude de aprovação em concurso público para Músico promovido pela Prefeitura Municipal mossoroense, cargo no qual até hoje permanece.
Cursou o conservatório de Música Dalva Stela, em Mossoró, é Bacharel em Ciências Contábeis, e leciona em colégios de sua cidade Natal.
Na foto acima, ele está à frente da Banda, com seu filho Alisson Daniel, de apenas 4 anos de idade, mas já uniformizado. Filho de peixe, peixinho é. Dentro breve, o infante Alisson será o arquivista, o pratista, o saxofonista, e ninguém mais o segurará, com as bênçãos de São Sebastião, o padroeiro dos soldados e Caraúbas.
Ao final da empreitada, posso, orgulhosamente, apregoar a todos os amigos Músicos de Sopro que possuo o respeitável de 920 Partituras Carnavalescas, casadas para ambos os naipes.
Concluída esse grande desafio, continua o Maestro Antonio Gomes a orientar-me e municiar-me em outros projetos, pois a cada dia novas pedreiras culturais se apresentam, pedindo sua transposição.
Dessas, pincei as das 100 marchinhas e dos 100 sambas carnavalescos mais tocados e cantados de todos os tempos, e disponibilizei-as em meu álbum de fotos no Facebook, bastando ao internauta copar, colar e imprimir. Eis sua relação:
100 MARCHINHAS MAIS TOCADAS E CATADAS DE TODOS OS TEMPOS:
100 SAMBAS MAIS TOCADOS E CANTADOS DE TODOS OS TEMPOS:
No elenco das marchinhas, encontram-se os seguintes frevos:
Atrás do Trio Elétrico - Chuva, Suor e Cerveja - Evocação nº 1 - Fogão - Sonhei Que Estava em Pernambuco - Um Frevo Novo - Vassourinhas - Zé Carioca no Frevo.
Para fazer o download desse fabuloso acervo no Facebook, clicar nos links abaixo:
PARTITURAS DAS 100 MARCHINHAS PARA PITOM, SAX TENOR E CLARINETA:
PARTITURAS DAS 100 MARCHINHAS PARA TROMBONE E SAX ALTO:
PARTITURAS DOS 100 SAMBAS PARA PISTOM, SAX TENOR E CLARINETA:
PARTITURAS DOS 100 SAMBAS PARA TROMBONE E SAX ALTO:
"
"
"
"
"
Amigo como faço apara conseguir essas partituras sou Trmpetista
Prezado Sérgio, Aí em cima estão indicados os links onde se encontram as partitura. É só copiar, colar e imprimir.
Sensacional !!! Muitíssimo obrigado !!! Um grande abraço !!! Fred Timm (São Paulo - SP)
Amigo Fred, Obrigado por seu comentário! Vá divulgando nosso Almanaque! Um abraço!
Caro Professor Raimundo Floriano, você teria as partituras dessas marchinhas mais tocadas durante o Carnaval para tuba em DÓ?
Prezado Rogério, Infelizmente, não possuo essas partituras. Um abraço!
Caríssimo, haveria a possibilidade de enviar todas as partituras para que eu possa baixa-las em lote? Pois moro no interior do Piaui e a internet é muito ruim para baixar de uma em uma. De já agradeço e meus parabéns pelo belíssimo trabalho.
Prezado Auri, Não tenho essa tecnologia, infelizmente. Mas posso remeter-lhe um CD com as 1840 partituras acima citadas, havendo um custo de 50 reais para cobrir as despesas de material e frete. Um abraço!
SHOW DE BOLA MUITO OBRIGADO MEU NOBRE, QUE DEUS TE ABENCOE
Agradeço é de grande ajudar já ter encontrado essa partituras.
Excelente trabalho Raimundo. Se soubesse que tem esse acervo disponível para compra, iria comprar de você. Mas está muito em cima da hora e acredito que o CD não chegue a tempo. Mas seu site está salvo aqui e em breve entrarei em contato. Grande abraço.
Por a caso o senhor Raimundo teria mais marchinhas e sambas ?
Prezado Vilsiney, por favor, leia a matéria acima, que fala de 1840 partituras de marchinhas, sambas e frevos, sendo 920 para cada naipe.
Legal demais seu site, estou aproveitando muito. Obrigada. Trabalho muito generoso o seu. Parabéns!
Sr. Raimundo por gente lesa o senhor tem o samba enrredo festa profana conhecido como ' O rei mandou ' ?
Prezado Vilsiney, não possuo a partitura de Festa Profana, mas disponho da gravação, pelo cantor Quinho. Se lhe interessar, posso mandá-la para seu e-mail. Uma abraço! Raimundo Floriano
Estou precisando dessas marchinhas para carnaval. Como faço?
Prezado Marcelo? Você está precisando das partituras ou da gravação das marchinhas? Um abraço! Raimundo Floriano
Saudações a este herói, o Sr Raimundo Floriano. Parabéns por todo este trabalho de valorização da memória de nossa música, este trabalho que o senhor fez ao longo de sua vida não tem preço!!! Há tempos eu busco as partituras desse álbum de samba e choros para sax alto e trombone, eu tive o original dele que me foi dado por um músico aqui de minha cidade, Barra do Mendes - Ba, de nome Flause Sodré, que estudou trompete no Rio de Janeiro nos anos 60 e trouxe essa raridade de lá, entre outras peças, mas me pegaram emprestado e sumiram com a obra. Me sinto feliz de encontrar essas peças aqui em seu blog, digitalizadas e preservando a nossa memória musical. Que Deus o abençoe com muita saúde e disposição para o senhor continuar fazendo este trabalho maravilhoso. Parabéns, Sr Raimundo Floriano.