Raimundo Floriano
Pronto! Missão Cumprida!
Após quase dez anos de exaustiva garimpagem, tenho a satisfação de ora compartilhar com todos os Músicos de Sopro, brasileiros e alienígenas, o resultado desse trabalho, num serviço de utilidade pública cultural que só este Almanaque pode proporcionar a seus leitores.
Há alguns anos, disponibilizei, em meu álbum de fotos do Orkut, as 100 partituras de sambas carnavalescos e marchinhas mais tocados de todos os tempos, para trombone e sax alto. Tão logo o fiz, comecei a receber solicitações para que também postasse as mesmas para pistom, sax tenor e clarineta, o que me era impossível, pois colecionara, desde 1972, fornecidas pelo ECAD, apenas as para sax alto e trombone, este o instrumento que eu tocava.
Desde o Carnaval de 2011, os pedidos das partituras que faltavam recrudesceram. Por isso, resolvi-me a enfrentar esse novo desafio, partindo do zero.
Inicialmente, recorri a Dona Inazita, residente em Duque de Caxias (RN), viúva de meu professor de trombone, o Maestro Capitão Daniel. Em seguida, a Dona Rosália, residente em Sobradinho (DF), viúva do Maestro Fideles, primeiro trombonista da Banda da Capital Federal, que fundei em 1972. Ambas me atenderam prontamente, enviando-me todo o material de que dispunham. Mas representavam pouca coisa, diante do que era procurado.
Dando-se o entrave, vali-me dessa maravilhosa ferramenta que é a Internet. Socorri-me com o Maestro Antonio Gomes Sales, de Caraúbas (RN), que já me prestava grande apoio cultural, o qual me remeteu todos os álbuns carnavalescos para pistom, sax tenor e clarineta de seu falecido pai, cerca de 1.500 partituras.
Antonio Gomes Sales e Raimundo Floriano
Depois de digitalizadas, constatei que faltavam em torno de 600 dos títulos, para ambos os naipes. Foi quando esse amigo, 35anos mais novo que eu, se propôs a escrevê-las e transpô-las para a pauta digital, sem nada cobrar, apenas no intuito de cooperar, nesse meu trabalho de divulgação, memória e preservação da Música Popular Brasileira. Se eu fosse remunerá-lo por isso, e baseado no que já andei pagando, calculo que a conta ficaria nuns 8 mil reais, por aí. Deixem-me falar-lhes um pouco desse jovem abnegado.
Antonio Gomes Sales nasceu a 17.06.1971, em Caraúbas, filho do Maestro Salustiano Gomes de Sales e de Dona Raimunda Alaíde Góis.
Por demonstrar, desde muito cedo, grande interesse pela Música, seu pai, que era o Regente da Banda de Música Municipal Maestro Joaquim Amâncio, mandou fazer-lhe um fardamento e o nomeou seu arquivista, estando ele com apenas 6 anos de idade, função que habilmente desempenhou até os 9 anos, quando passou a integrar naipe de percussão, batendo pratos.
Banda de Música Municipal Maestro Joaquim Amâncio
(À frente, Antônio Gomes, com o filho Alisson Daniel)
Ainda aos 9 anos, começou a estudar Música pra valer com seu pai, passando a tocar trompa, em março de 1981, instrumento com o qual permaneceu até dezembro de 1982, quando passou a tocas sax alto.
Em julho de 1985, aos 14 anos, foi convidado para fazer parte da Banda de Música de Monsenhor Militão Benedito de Mendonça, da vizinha cidade de Campo Grande, para tocar sax alto, com o qual permaneceu até julho de 1980, quando passou a tocar sax tenor, até julho de 2000, ano em que deixou essa Banda. Colaborou com a formação da Filarmônica Antônio Pastora, daquela cidade, nela atuando até 2002, tocando sax tenor.
Com o falecimento de seu pai, em dezembro de 1990, assumiu o comando da Banda Musical de Caraúbas, cargo em que permanece até hoje. Em 1994, passou a integrar a Banda de Música Artur Paraguay, em Mossoró, tocando sax barítono, a qual deixou em 1997, voltando a integrá-la em 1999, no mesmo instrumento, em virtude de aprovação em concurso público para Músico promovido pela Prefeitura Municipal mossoroense, cargo no qual até hoje permanece.
Cursou o conservatório de Música Dalva Stela, em Mossoró, é Bacharel em Ciências Contábeis, e leciona em colégios de sua cidade Natal.
Na foto acima, ele está à frente da Banda, com seu filho Alisson Daniel, de apenas 4 anos de idade, mas já uniformizado. Filho de peixe, peixinho é. Dentro breve, o infante Alisson será o arquivista, o pratista, o saxofonista, e ninguém mais o segurará, com as bênçãos de São Sebastião, o padroeiro dos soldados e Caraúbas.
Ao final da empreitada, posso, orgulhosamente, apregoar a todos os amigos Músicos de Sopro que possuo o respeitável de 920 Partituras Carnavalescas, casadas para ambos os naipes.
Concluída esse grande desafio, continua o Maestro Antonio Gomes a orientar-me e municiar-me em outros projetos, pois a cada dia novas pedreiras culturais se apresentam, pedindo sua transposição.
Dessas, pincei as das 100 marchinhas e dos 100 sambas carnavalescos mais tocados e cantados de todos os tempos, e disponibilizei-as em meu álbum de fotos no Facebook, bastando ao internauta copar, colar e imprimir. Eis sua relação:
100 MARCHINHAS MAIS TOCADAS E CATADAS DE TODOS OS TEMPOS:
100 SAMBAS MAIS TOCADOS E CANTADOS DE TODOS OS TEMPOS:
No elenco das marchinhas, encontram-se os seguintes frevos:
Atrás do Trio Elétrico - Chuva, Suor e Cerveja - Evocação nº 1 - Fogão - Sonhei Que Estava em Pernambuco - Um Frevo Novo - Vassourinhas - Zé Carioca no Frevo.
Para fazer o download desse fabuloso acervo no Facebook, clicar nos links abaixo:
PARTITURAS DAS 100 MARCHINHAS PARA PITOM, SAX TENOR E CLARINETA:
PARTITURAS DAS 100 MARCHINHAS PARA TROMBONE E SAX ALTO:
PARTITURAS DOS 100 SAMBAS PARA PISTOM, SAX TENOR E CLARINETA:
PARTITURAS DOS 100 SAMBAS PARA TROMBONE E SAX ALTO: