Para os brasileiros que amam realmente o país, sem os atuais estrupícios políticos, sociais, econômicos, morais e sanitários, recebi quatro presentes de Páscoa recebidos de amigos sulistas de longa data, professores da Universidade Federal de São Paulo, Ciências Humanas.
O primeiro deles retrata o atual quadro nacional, sem os sectarismos, maniqueísmos e proselitismos que empanam compreensões e referências. O livro recebido intitula-se Guerra cultural e retórica do ódio: crônicas de um Brasil pós-político, João Cezar de Castro Rocha, posfácio de Cláudio Ribeiro, Goiânia GO, Editora Caminho, 2021, 460 p. O autor é Professor Titular de Literatura Comparada da Universidade do Rio de Janeiro (UERJ) e Pesquisador do CNPQ, também Doutor em Literatura Comparada pela Universidade de Stanford, com pós-doutrorado pela Universidade de Princeton, com mais de dez livros publicados, com traduções publicadas em inglês, alemão, mandarim, espanhol, francês e italiano. A seriedade do ensaio se evidencia pelas mais de 500 notas reunidas ao final do volume, além das principais fontes e bibliografia complementar.
O segundo livro é de um juiz de Direito espírita mineiro, escritor, palestrante internacional, estudioso aplaudido de assuntos entrelaçados como filosofia, espiritualidade e literatura grega. Tradutor diretamente do Texto Crítico Grego publicado pela UBS – United Bible Society. O presente recebido: Despertar: nossos desafios na transição planetária, Haroldo Dutra Dias, São Paulo, Intelítera Editora, 2020, 315 p. Ensinamentos necessários para uma pós pandemia, embasados no Antigo e Novo Testamento, nas Obras Básicas de Allan Kardec e nos textos psicografados dos Espíritos Emmanuel e André Luiz. Páginas que abordam assuntos pertinentes para o momento atual de forma leve e didática. Entre os assuntos tratados, uma pequena amostra dos assuntos tratados: Causas das aflições, Fraquezas da alma, Educar sentimentos, O homem de bem, Qual o sentido da sua vida? Quem são os trabalhadores da última hora?
O terceiro volume, presente de coroa para coroa, relaciona-se com o binômio terceira idade x desesperança: Idosos & Espiritualidade: o despertar para uma vida saudável, longeva e plena, Lígia Posser, Nova Petrópolis RS, Luz da Serra, 2021, 160 p. A autora é gerontóloga, professora universitária, possui especialização em Terapias Reencarnacionistas pela Universidade de Barcelona, na Espanha. Declara ter 70 anos de idade, “com uma escalada de muitos degraus para subir. E que dedica o livro e suas orientações “a todos que acreditam que uma pérola é resultado de uma transmutação da ostra ao reagir com resiliência a um grão de areia.”
O quarto presente foi enviado por quem soube sobreviver, depois de acometido da COVID-19, submetido ao balão de oxigênio durante 38 dias: A arte de viver/ Epicteto: uma nova interpretação, Sharon Lebell, Rio de Janeiro, Sextante, 2018, 144 p. Uma análise sobre a sabedoria existencial de Epicteto, um nascido escravo.
Leituras que ampliam esperanças e nos afastam dos negativismos bolorentos e cretinos que tanto nos estão internacionalmente humilhando.
Um Feliz Dia das Mães para todos! A minha já se encontra na Mansão do Pai, sempre me orientando e me puxando as orelhas quando faço alguma merdalidade.