Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão domingo, 22 de março de 2020

PÃO DE QUEIJO CASEIRO: APRENDA A FAZER

 

O pão de queijo caseiro perfeito

Com queijo meia cura e polvilho azedo, este é o pão de queijo mineiro tradicional. Ele tem miolo elástico e casca crocante; confira a receita

por Redação Paladar

Fazer pão de queijo em casa é fácil. Uma vez aprendida a técnica, você pode até variar o tipo de queijo e de polvilho. Mas, para começar, fique no mineiro tradicional: queijo meia cura (nós usamos um de Araxá). 

receita abaixo, feita pelo professor Maurício Lopes, usa apenas polvilho azedo. Ela, claro, não é a receita "definitiva" de pão de queijo, há muitas possibilidades. É apenas uma aposta certeira. Veja como fazer! 

  

Pão de queijo de meia cura de Araxá.

Pão de queijo de meia cura de Araxá. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

Preparo

1Preaqueça o forno a 180ºC.
 
2Aqueça o leite e a manteiga em uma panelina até levantar fervura.
 
3Jogue a mistura fervente no polvilho e mexa para fazer uma pasta.
 
4Junte o queijo ralado e misture. Coloque o ovo e misture novamente. Ajuste o sal. 
 
5Modele os pães (com as mãos untadas com óleo) e asse em fogo médio até ficarem dourados. 

Dica: Não se esqueça de preaquecer o forno. No forno frio, os pãezinhos ficam disformes e com a casca mole. E não tenha medo de assar – o pão de queijo é mais dourado do que amarelo.

  

Para modelar as bolinhas, unte as mãos com óleo. 

Para modelar as bolinhas, unte as mãos com óleo.  Foto: Daniel Teixeira/Estadão

  

Quer variar a receita?

 

Mantenha o modo de preparo, mude apenas os ingredientes - ao trocar o queijo, é preciso fazer algumas alterações nas proporções de gordura e de polvilho. 

 

Pão de queijo de parmesão200g de parmesão ralado fino; 200 g de polvilho azedo, 40 ml de óleo de girassol; 100 ml de água, 1 ovo e sal a gosto.

 

Pão de queijo de provolone: 200g de provolone ralado; 200 g de polvilho azedo; 100 ml de leite; 40 g de manteiga; 1 ovo e sal a gosto.

 

Pão de queijo de queijo reino200g de queijo reino; 200 g de polvilho doce; 100 ml de leite; 40 g de manteiga; 1 ovo e sal a gosto.

 

 

Para para pão de queijo, os queijos curados (bem duros, de ralar) são os melhores.

Para para pão de queijo, os queijos curados (bem duros, de ralar) são os melhores. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

 

 

A função de cada ingrediente

 

● Polvilho | Os pães de polvilho azedo crescem um pouco mais e, quando esfriam, ficam mais secos. Os que levam polvilho doce são mais uniformes e densos.

● Queijo | Se for fresco, terá mais água, vai dar um pão mais pesado. Se for muito gorduroso, também. Quanto mais curado, melhor. Queijo bem duro, de ralar, é bom para pão de queijo.

● Gordura | Altera a textura da massa. Mais gordura deixa o pão mais macio. Gordura demais deixa o pão pesado. Pode ser óleo, manteiga e banha.

● Leite/água | A água e/ou o leite faz que o amido do polvilho inche e gelatinize – deixando a massa elástica. Com leite, ela fica mais pegajosa e mas difícil de modelar.

● Sal | Sua função é só mesmo dar gosto. A depender do queijo, ele pode ser dispensado da receita, por isso cuidado ao adicionar sal à massa.

● Ovo | Interfere na textura e leveza do pão. Ajuda o polvilho a estruturar a massa e é também responsável por reter os gases que se formam no miolo.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros