Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quarta, 07 de novembro de 2018

PÃO À BOLSONARO, COM LEITE CONDENSADO, GANHA ADEPTOS NO RIO

 

O ‘pão à Bolsonaro’, com leite condensado, ganha adeptos no Rio

Padeiros e fregueses experimentam hábito inusitado do presidente eleito
Na padaria Flor da Tijuca, o padeiro Ianaldo Alves coloca leite condensado no pão francês Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo
Na padaria Flor da Tijuca, o padeiro Ianaldo Alves coloca leite condensado no pão francês Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo
 
 

RIO — A chegada de Jair Bolsonaro (PSL) ao Palácio da Alvorada promete mudar parte do cardápio da residência oficial do presidente da República. Ao aparecer tomando café da manhã, em casa, em reportagem do “Jornal Nacional” na véspera do segundo turno, o presidente eleito revelou um inusitado hábito à mesa: comer pão francês com leite condensado .

 
Se causou alguma estranheza a quem assistiu o ainda candidato espremendo uma caixinha de leite condensado sobre um pão, nas padarias não se trata de um gosto tão incomum.

— Eu adoro pão com azeite e açúcar e tenho um amigo que come pão com pastel, então eu entendi perfeitamente esse gosto peculiar — divertiu-se a empresária Fernanda Hipólito, de 48 anos, que comanda a padaria Flor da Tijuca, na Zona Norte do Rio. — Vou colocar à venda um pão com leite condensado na chapa, para gratinar, e batizá-lo com o nome do presidente.

Trabalhando como padeiro há mais de 20 anos, Inaldo Alves, de 48, elabora uma receita inspirada no presidente eleito. Ela teria ingredientes incomuns em pães, o que, para Inaldo, agradaria em cheio a Bolsonaro.

— Já que ele gosta de recheios exóticos, eu prepararia um pão rústico, com massa de cerveja preta, açúcar mascavo, levedura caseira e tomate seco no pão.

A combinação peculiar e simples pode encontrar paralelos também na alta gastronomia. O chef do restaurante Bagatelle, no Jockey Club, Ignácio Peixoto, sugere a variação de uma sobremesa que ele classifica como sendo um clássico do Sudeste: o pudim, nesse caso, de pão. O especialista destaca o reaproveitamento dos alimentos.

— O pudim de pão deixa essa combinação bem mais elaborada. O leite condensado é bastante utilizado dentro da culinária, principalmente aqui no Rio e em São Paulo.

 

 

A assistente administrativa Mônica Araújo, de 52 anos, topou a proposta de experimentar o pão com leite condensado.

— É bem saboroso, está aprovado. Vou virar freguesa dessa novidade — brincou, no balcão da padaria.

 

Bolsonaro come pão com leite condensado no café da manhã Foto: Reprodução
Bolsonaro come pão com leite condensado no café da manhã Foto: Reprodução

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros