Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense sexta, 20 de outubro de 2023

PAN-AMERICANO DE SANTIAGO-2023: CONHEÇA OS PORTA-BANDEIRAS DO BRASIL

 

Luisa Stefani e Fernando Scheffer: conheça os porta-bandeiras do Brasil no Pan

Tenista e nadador foram escolhidos para liderar a delegação brasileira na abertura do Pan-Americano de Santiago, que começa nesta sexta-feira (20/10)

 

Luisa Stefani e o nadador Fernando Scheffer serão os porta-bandeiras do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile -  (crédito: Reprodução/COB)
Luisa Stefani e o nadador Fernando Scheffer serão os porta-bandeiras do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile - (crédito: Reprodução/COB)
 
 
Camilla Germano 
postado em 20/10/2023 00:01

Começam oficialmente, nesta sexta-feira (20/10), os Jogos Pan-Americanos de 2023, que serão realizados em Santiago, no Chile. A delegação brasileira desfilará a partir das 20h durante a cerimônia de abertura guiados pelos porta-bandeira Luisa Stefani e Fernando Scheffer, dois grandes atletas brasileiros. Conheça um pouco mais da trajetória de cada um deles.

Luisa Stefani

Tenista de 26 anos, Luisa Stefani é um dos grandes nomes do tênis brasileiro. Ao lado de Laura Pigossi, conseguiu alcançar a primeira medalha olímpica do Brasil na modalidade, a de bronze, na edição dos Jogos em Tóquio, em 2021.

 Além de ter participado da Olimpíada, Luisa também já foi para a última edição do Pan-Americano, em 2019, realizada em Lima, Peru, onde conquistou o bronze com Carolina Meligeni.

Atualmente ocupa a 10ª colocação no ranking de duplas e tem 8 títulos de WTA foi campeã de duplas mistas do Australian Open ao lado do compatriota Rafael Matos em janeiro de 2023.

"Fiquei muito feliz e emocionada com esse convite para ser porta-bandeira. Sou muito fã de esporte desde pequena e continuo sendo. Fazer parte do Time Brasil e carregar essa bandeira ao lado de tantos atletas, que continuam me inspirando, é uma grande honra. Nada se compara a isso", declarou a atleta que é natural de São Paulo.

 

Fernando Scheffer

O nadador de 25 anos também conhece bem o Pan-Americano. Na edição de 2019, Fernado Scheffer trouxe para casa dois ouros (200m livre e revezamento 4x200m livre, ao lado de Breno Correia, Luiz Altamir Melo e João de Luccae) e uma prata nos 400m livre.

Fernando também é uma das promessas da natação brasileira, marcando presença nas Olímpiadas de Tóquio com a medalha de bronze pelos 200 metros livres, além de ter batido recorde, em 2018, no revezamento 2x400m, no Mundial de Hangzhou, onde levou o ouro com Breno Correia, Luiz Altamir Melo e Leonardo Coelho.

Pan-Americano 2023

Mais de 7 mil atletas estarão no Chile para os jogos que contarão com a presença de 41 países e 58 modalidades. O Brasil conta com a maior delegação da história no exterior com 1020 pessoas — 633 atletas, 263 oficiais de confederações e 124 oficiais do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Quando começa

  • Abertura: 20 de outubro de 2023, às 20h
  • Encerramento: 5 de novembro de 2023

Onde assistir

O evento não será transmitido em nenhum canal de televisão, seja aberto ou fechado. Contudo, será transmitido via Canal Olímpico do Brasil e na CazéTV, ambos no Youtube.

*Com informações da Agência Estado

 

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros