Começam oficialmente, nesta sexta-feira (20/10), os Jogos Pan-Americanos de 2023, que serão realizados em Santiago, no Chile. A delegação brasileira desfilará a partir das 20h durante a cerimônia de abertura guiados pelos porta-bandeira Luisa Stefani e Fernando Scheffer, dois grandes atletas brasileiros. Conheça um pouco mais da trajetória de cada um deles.
Luisa Stefani
Tenista de 26 anos, Luisa Stefani é um dos grandes nomes do tênis brasileiro. Ao lado de Laura Pigossi, conseguiu alcançar a primeira medalha olímpica do Brasil na modalidade, a de bronze, na edição dos Jogos em Tóquio, em 2021.
Atualmente ocupa a 10ª colocação no ranking de duplas e tem 8 títulos de WTA foi campeã de duplas mistas do Australian Open ao lado do compatriota Rafael Matos em janeiro de 2023.
"Fiquei muito feliz e emocionada com esse convite para ser porta-bandeira. Sou muito fã de esporte desde pequena e continuo sendo. Fazer parte do Time Brasil e carregar essa bandeira ao lado de tantos atletas, que continuam me inspirando, é uma grande honra. Nada se compara a isso", declarou a atleta que é natural de São Paulo.
Fernando Scheffer
O nadador de 25 anos também conhece bem o Pan-Americano. Na edição de 2019, Fernado Scheffer trouxe para casa dois ouros (200m livre e revezamento 4x200m livre, ao lado de Breno Correia, Luiz Altamir Melo e João de Luccae) e uma prata nos 400m livre.
Fernando também é uma das promessas da natação brasileira, marcando presença nas Olímpiadas de Tóquio com a medalha de bronze pelos 200 metros livres, além de ter batido recorde, em 2018, no revezamento 2x400m, no Mundial de Hangzhou, onde levou o ouro com Breno Correia, Luiz Altamir Melo e Leonardo Coelho.
Pan-Americano 2023
Mais de 7 mil atletas estarão no Chile para os jogos que contarão com a presença de 41 países e 58 modalidades. O Brasil conta com a maior delegação da história no exterior com 1020 pessoas — 633 atletas, 263 oficiais de confederações e 124 oficiais do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Quando começa
- Abertura: 20 de outubro de 2023, às 20h
- Encerramento: 5 de novembro de 2023
Onde assistir
O evento não será transmitido em nenhum canal de televisão, seja aberto ou fechado. Contudo, será transmitido via Canal Olímpico do Brasil e na CazéTV, ambos no Youtube.
*Com informações da Agência Estado