Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sexta, 09 de junho de 2023

*OZEMPIC DA NATUREZA*: MÉDICOS ANALISAM O USO DA BARBERINA PARA EMAGRECER

 

Por Dani Blum, The New York Times

 

A berberina é um composto químico extraído de plantas
A berberina é um composto químico extraído de plantas Divulgação

À medida que a demanda por Ozempic, medicamento injetável para diabetes que se tornou cobiçado por induzir a perda de peso, continua a aumentar, pessoas no TikTok estão apontando alternativas. Alguns elogiam outros medicamentos para diabetes, como Mounjaro; alguns promovem o chamado Ozempic "genérico" de farmácias de manipulação. E outros estão divulgando o que afirmam ser uma opção mais barata, prontamente disponível em farmácias e online: o "Ozempic natural", mais conhecido como berberina.

A berberina é um composto químico extraído de plantas como a hidraste e a bérberis e muitas vezes vendido como suplemento, geralmente em cápsulas cheias de pó amarelado. O composto tem sido usado na Ásia há pelo menos 2000 anos, e médicos recorrem a ele para tratar diarreia e outros problemas gastrointestinais. Além disso, mais recentemente, pesquisadores têm estudado possibilidade da berberina ajudar no tratamento de condições como hipertensão e resistência à insulina.

No entanto, a berberina é muito diferente da semaglutida, o ingrediente ativo do Ozempic. Especialistas afirmam que, embora a berberina tenha efeitos metabólicos comprovados no corpo, ainda não está claro se ela realmente pode induzir a perda de peso. Alguns estudos limitados indicaram que sim, o que possivelmente explica as comparações com o Ozempic, mas não há dados de alta qualidade provenientes de grandes ensaios clínicos.

– Em geral, é um composto muito bom que tem apresentado algumas evidências sólidas – afirma a médica Melinda Ring. No entanto, ela diz que a divulgação online dos efeitos da berberina na perda de peso é exagerada – Não pense que você vai tomar isso e os quilos simplesmente vão desaparecer – ela alerta.

 

O que a berberina pode – e não pode – fazer pela sua saúde

 

Um crescente número de pesquisas nos últimos 20 anos (algumas em placas de Petri, outras em camundongos e alguns pequenos, mas encorajadores, testes em humanos) sugere que a berberina pode ajudar a reduzir o colesterol e regular o açúcar no sangue. Os pesquisadores têm investigado se o composto pode ser útil para pacientes com diabetes, especialmente quando usado em conjunto com outros tratamentos.

A berberina também possui propriedades antimicrobianas, o que significa que pode ajudar a eliminar bactérias prejudiciais no intestino e melhorar a composição geral do seu microbioma, segundo a médica Yufang Lin.

No entanto, quando se trata de perda de peso, os estudos envolvendo a berberina têm sido limitados e ainda são preliminares.

Houve muito poucos ensaios avaliando a perda de peso em humanos, segundo o médico Craig Hopp, e nenhum deles foi robusto.

– Há uma possibilidade plausível – ele afirma, acrescentando que as pesquisas em animais indicaram que o suplemento pode levar à perda de peso, mas há uma grande lacuna entre as evidências e a propaganda.

– É uma ideia interessante, mas clinicamente falando, ainda não tem se mostrado eficaz – acrescenta Lin.

 

Os riscos de tomar berberina

 

A maioria das pessoas que tomam berberina tolera bem a substância, segundo Ring, mas existem alguns efeitos colaterais documentados. Pessoas que ingerem o suplemento, mesmo em doses padrão, podem sentir náuseas e vomitar; sua pressão arterial pode aumentar e suas mãos e pés podem formigar, de acordo com Pieter Cohen, professor de Harvard que estuda suplementos. A berberina também pode contribuir para contrações uterinas em pessoas grávidas, afirma Lin.

No entanto, embora o suplemento em si não seja necessariamente perigoso, Cohen se preocupa mais com a possibilidade de os fabricantes de suplementos adicionarem outro ingrediente, como um estimulante – e esse aditivo poder causar danos. 

Os suplementos para perda de peso estão entre os mais propensos a serem adulterados e potencialmente contaminados com substâncias proibidas, afirma Cohen. Dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos mostram que produtos fitoterápicos comercializados para perda de peso são os tipos de suplementos que mais frequentemente levam as pessoas ao pronto-socorro, com pacientes relatando efeitos adversos como palpitações ou dor no peito.

– Se o fabricante estiver tentando colocar algo nesse comprimido, legal ou ilegal, que levaria a uma perda de peso perceptível, é aí que você estará correndo um risco – ele alerta.

Particularmente preocupante é a forma como a berberina pode interagir com outros medicamentos. A berberina age como um "perpetrador", explica Hopp, o que significa que quando você toma certos medicamentos junto com a berberina, você obtém uma concentração maior dos medicamentos no sangue. Por exemplo, a combinação de berberina e metformina, um medicamento usado para tratar diabetes tipo 2, pode ser especialmente perigosa, de acordo com Hopp, porque a metformina pode agir de forma mais potente e a combinação pode potencialmente causar hipoglicemia


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros