
O outono começa nesta quinta-feira (20/3). A chegada da nova estação vem acompanhada de alerta amarelo de chuvas intensas para 16 estados e o Distrito Federal. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume total de chuva pode chegar a 50 milímetros em 24h, com ventos de até 60 quilômetros por hora.
Outono
O Inmet pontua que o outono é uma estação considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco. Neste período, as chuvas são mais escassas no interior do Brasil, em particular no semiárido nordestino. O outono vai até 20 de junho.
Porém, na porção norte das regiões Norte e Nordeste ainda são registrados volumes significativos de chuva, em associação a atividade convectiva tropical e atuação da Zona de Convergência Intertropical. Esta estação também é caracterizada por incursões de massas de ar frio oriundas do sul do continente que provocam o declínio das temperaturas do ar, principalmente na região Sul e parte do Sudeste.
"Durante a estação, observam-se as primeiras ocorrências de fenômenos adversos, típicos do outono, como: nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; geadas nas regiões Sul e Sudeste e em Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e nos planaltos da Região Sul e friagem no sul da Região Norte e nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e até mesmo no sul de Goiás", cita o Inmet.