OSTEOPOROSE (DICA DO COLUNISTA DOUTOR RENATO SIMIONATTO, ORTOPEDISTA)
A osteoporose, ao contrário do que é dito por muitos não é uma doença que afeta apenas pacientes idosos.
Infelizmente o quadro de pessoas afetadas pode ser bem amplo pois trata-se de uma doença osteometabólica, uma vez que a saúde óssea depende de hormônios como calcitonina, vitamina D e paratormônio que regulam o metabolismo do cálcio. Então, pessoas que tenham distúrbios no metabolismo ósseo podem desenvolvê-la.
Apesar de, sem um diagnóstico, não sabermos com exatidão quem é ou não suscetível existem maneiras de prevenir, e até mesmo tratar as dores, e uma delas é a prática de exercícios regulares, claro, com acompanhamento profissional.
A prática de exercícios entrega o estímulo necessário e os programas de treinamento devem incluir as seguintes características: exercícios específicos para os músculos cujas origens ou inserções cruzem as articulações onde se pretende ganhar osso, de curta duração e alta intensidade, dinâmicos e rápidos, com estímulos em várias direções diferentes.
A formação óssea somente ocorre se o estímulo proporcionado pelos exercícios físicos ultrapassar certo limiar, sendo capaz de produzir uma situação de carga acima do habitual para aquele indivíduo.
Caso você sofra com desconforto frequente, agende sua consulta, não deixe pra depois o seu bem mais precioso!
Agende sua consulta através do link na bio.
Clínica Cobra (61)99216-3945 / (61)3248-4490
Dr RENATO SIMIONATTO - ORTOPEDISTA CRM DF 10768 RQE 4767