Pelo sétimo ano consecutivo, a Qatar Airways foi escolhida a melhor companhia aérea do mundo, na mais recente edição na premiação Skytrax World Airline Awards, considerada o "Oscar da aviação" e promovida pelo site especializado Skytrax. E assim como aconteceu no ano passado, apenas duas empresas brasileiras apareceram entre as cem primeiras do ranking internacional.
- Aviões mais sujos? Vídeos nas redes questionam de quem é a culpa
- Curiosidades: uma comissária de bordo responde a perguntas que mais escuta dos passageiros
Entre setembro de 2021 e agosto de 2022, foram realizadas mais de 14 milhões de pesquisas com clientes em mais de cem países. O resultado foi divulgado numa cerimônia em Londres, na noite da última sexta-feira, a primeira presencial desde o início da pandemia. E mais uma vez consagrou as companhias asiáticas. No Top-10, por exemplo, seis são do continente, incluindo as quatro primeiras colocadas. Três europeias e uma da Oceania completam a lista.
Os grandes destaques foram a Qatar Airways e a segunda-colocada da lista geral, Singapore Airlines. As duas foram as maiores vencedoras da noite, cada uma com nove premiações. A empresa catari dominou as categorias relativas à classe executiva e à região do Oriente Médio. Já a área de Cingapura levou a maioria dos prêmios relacionados à Primeira Classe.
Já a Emirates, terceira colocada no ranking geral, se destacou nas categorias da Classe Econômica. A empresa, baseada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, recebeu cinco prêmios no total, incluindo os de Melhor Entretenimento de Bordo e o de Melhor Classe Econômica do mundo. O mesmo número de prêmios recebeu a ANA All Nippon Airlines, na quarta posição na lista de 2022. A empresa japonesa venceu nas categorias de de melhor Serviço no Aeroporto e Limpeza na Cabine, entre outras.
Em quinto lugar, a australiana Qantas levou cinco prêmios. Com exceção do de melhor Serviço de Bordo de Classe Premium Economy, os demais foram relativos à região Austrália/Pacífico. Fora do Top 10, a americana Delta e a chinesa Hainan Airlines também foram grandes ganhadoras. Cada uma levou seis prêmios, mas sempre em categorias relativas a seus respectivos países.
A Latam recebeu cinco prêmios regionais da América do Sul: Melhor Companhia Aérea, Serviço de Equipe, Tripulação de Cabine, Limpeza de Cabine e Classe Executiva. A Azul, por sua vez, foi escolhida como a melhor Low-Cost da América do Sul, e a quinta melhor dessa categoria no mundo.
As dez melhores companhias aéreas do mundo
- Qatar Airways (Catar)
- Singapore Airlines (Cingapura)
- Emirates (Emirados Árabes Unidos)
- ANA All Nippon Airways (Japão)
- Qantas Airways (Austrália)
- Japan Airlines (Japão)
- Turkish Airlines (Turquia)
- Air France (França)
- Korean Air (Coreia do Sul)
- Swiss International Airlines (Suíça)
Outras premiações de destaque
- Melhor Classe Econômica: Emirates (Emirados Árabes Unidos)
- Melhor Classe Premium Economy: Virgin Atlantic (Reino Unido)
- Melhor Classe Executiva: Qatar Airways (Catar)
- Melhor Primeira Classe: Singapore Airlines (Cingapura)
- Melhor Companhia Aérea Low-Cost: Air Asia (China)
- Melhor Companhia Aérea Low-Costa de Longa Distância: Scoot (Cingapura)
- Melhor Companhia Aérea Regional: Bangkok Airways (Tailândia)
- Melhor Limpeza de Cabine: ANA (Japão)
- Melhor Entretenimento de Bordo: Emirates
- Melhor Tripulação de Cabine: Singapore Airlines (Cingapura)
- Melhor Serviço no Aeroporto: ANA (Japão)