Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Literatura - Contos e Crônicas terça, 07 de janeiro de 2025

OS QUADROS DE ELISA: LIVRO DE ANGELA CRISTINA LESSA (POSTAGEM DA LEITORA ALESSANDRA BLAESSING)

O que os quadros de Elisa escondem?

Em ficção carregada de mistérios, escritora Angela Cristina Lessa relaciona marcas da violência em dois crimes que aprisionam a vítima

Você seria capaz de desvendar os pormenores de um crime angustiante? Na Leitura Coletiva de Os quadros de Elisa, da autora Angela Cristina Lessa, você entrará em uma densa jornada emocional. Em uma noite tranquila de domingo, no ano de 1998, Elisa desaparece sem deixar rastros.  

Uma investigação policial intensa se desenrola, enquanto a família busca entender as motivações para o desaparecimento de Elisa. Após a apuração dos fatos, a polícia conclui que a vítima está m0rta e encerra as investigações. No entanto, anos depois, a irmã Alice encontra evidências de que a jovem está viva e luta para sobreviver e se comunicar com ela. 

Para manter as esperanças sem sucumbir à situação hostil, Elisa encontra na arte uma forma de sobreviver. Isolada do mundo e sem muitas opções, ela pinta quadros abstratos – vendidos pelo sequestrador sob o pseudônimo de Clau Estrela. Assim, as obras ganham um papel fundamental para o desenvolvimento da história. Até onde as pinturas de Elisa podem chegar? 

Como um respiro para a intensa carga emocional, Angela Cristina Lessa conduz o leitor, junto de Alice, por cidades pitorescas do interior de São Paulo e Minas Gerais. Durante a incessante busca, a personagem explora cenários belíssimos do coração do Brasil.  

Com sensibilidade e humanidade, a autora traça um poderoso paralelo entre o crime vivido por Elisa e a dura realidade enfrentada por inúmeras mulheres ao redor do mundo — uma violência que, apesar de grave, ainda é amplamente negligenciada. Os quadros de Elisa - mais que arte: um grito de socorro é um convite à reflexão sobre o impacto da violência e o árduo processo de superação. Quais os caminhos para se reconstruir, enfrentar o trauma e reencontrar a própria identidade? 

Resultado de extensas pesquisas sobre histórias de mulheres que venceram situações de violência doméstica e um mergulho no cerne das dores emocionais, a autora apresenta personagens complexos, um enredo repleto de reviravoltas e um final surpreendente.  

Prepare-se para uma leitura transformadora! Elisa está à espera.

Você pode ganhar um exemplar de Os quadros de Elisa - mais que arte: um grito de socorro, debater com outros influenciadores e conversar com a autora Angela Cristina Lessa por um encontro virtual! Para concorrer a uma vaga nesta Leitura Coletiva, inscreva-se pelo link abaixo: 

➡ Inscrições abertas até dia 20 de janeiro: https://forms.gle/UBCpUYzYdDaYSRJJA  

Sobre a autora: Natural de Guarulhos, Angela Cristina Lessa é autora, palestrante e criadora da página Vencendo a Violência (@vencendoaviolencia), em que compartilha histórias de mulheres que superaram abusos. Com MBA em Marketing e especializações em Inteligência Emocional, Desenvolvimento Humano e Comunicação Interpessoal, ela usa a formação para promover conscientização, apoio e transformação pessoal. Em palestras, sua abordagem é voltada ao enfrentamento da violência, recuperação das vítimas e formação de redes de apoio. Apaixonada por suspense, Angela encontrou na escrita uma forma de unir entretenimento e reflexão e inspirar mudanças significativas na vida das leitoras. 

Instagram: @angelacristinalessa 



Imagens relacionadas


Divulgação
baixar em alta resolução



Divulgação
baixar em alta resolução



 

Alessandra Blaessing
Assessora de imprensa
(47) 9 9188-4652
www.lcagencia.com.br/


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros