Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Literatura - Contos e Crônicas quarta, 06 de novembro de 2024

OS FANTASMAS DE BORGO PALAZZO: LIVRO DE GISELA RAO (POSTAGEM DE DIELIN DA SILVA)

Imersa em cenários da Itália, autoficção investiga os mistérios da vida

Inspirada por experiências pessoais como mulher imigrante, a escritora Gisela Rao usa elementos sobrenaturais para refletir sobre a grandeza das vivências humanas

Em Os Fantasmas de Borgo Palazzo, lançamento da Matrix Editora, a autora Gisela Rao narra os encontros da protagonista Adah com vários espectros no Cimiterio Monumentale di Bergamo, na Itália. Navegando por temas como amor, perda, solidão e busca pelo significado da vida, a obra incita reflexões profundas a partir de uma trama tragicômica cativante.

Enquanto passeia pelo cemitério na rua Borgo Palazzo, Adah se encanta pelas construções históricas que compõem as lápides e mausoléus e decepcionada com a humanidade, decide tornar-se voluntária de limpeza no local. O campo-santo vira, então, palco para uma série de encontros sobrenaturais que a levam, a princípio, a duvidar da própria sanidade.

O livro é uma exploração profunda das conexões humanas e dos fantasmas que caminham por aí e dos que carregamos dentro de nós.

Os capítulos breves tornam a leitura dinâmica e fluida. A autora equilibra seriedade com pitadas de bom-humor e diálogos perspicazes, sua marca registrada na escrita. Gisela mora na Itália desde 2023, e suas experiências no país, assim como outros aspectos centrais da própria vida, servem de contexto para a narrativa autoficcional.

Me despedi do pároco e fui caminhando e pensando se eu tinha me metido em uma enrascada ou se, na real, eu não era médium, mas, sim, esquizofrênica, e se esse pessoal que começava a aparecer não era criado por bilhões de neurônios confusos, fruto de muito estresse e de algo como um “jet lag” de imigrante que muda de país.
(Os Fantasmas de Borgo Palazzo, p. 58)

Além de um retrato íntimo, o livro também oferece uma janela para as paisagens, a cultura e a população da cidade de Bérgamo, repleta de arquiteturas pré-romanas, medievais, renascentistas e barrocas. O ambiente contribui para a atmosfera mágica da trama, criando um cenário repleto de elementos fantásticos.

Os Fantasmas de Borgo Palazzo transforma situações inacreditáveis e místicas em uma oportunidade para o leitor investigar a beleza e a tragédia das vivências humanas. Ao mesmo tempo em que entretém, o olhar curioso e atento de Gisela Rao transpõe para as páginas fragmentos da própria realidade e, por consequência, da realidade de outras mulheres imigrantes que tentam navegar nos próprios desafios e encontrar seu lugar no mundo.

Ficha técnica
Livro: 
Fantasmas de Borgo Palazzo

Autoria: Gisela Rao
Editora: 
Matrix Editora
ISBN: 
978-65-5616-503-5
Páginas: 
118
Preço: 
R$ 36,00
Onde encontrar: 
Matrix EditoraAmazon e livrarias físicas

Sobre a autora

Além de escritora, jornalista e publicitária, Gisela Rao é palestrante e já se apresentou duas vezes no TEDx, onde falou sobre autoconfiança e luto. É voluntária da Cruz Vermelha, idealizadora do projeto Estou Refugiado, e criadora do blog Vigilantes da AutoEstima, do UOL. Já escreveu de sete livros, cinco publicados pela Matrix Editora.

Redes sociais da autora

Sobre a Matrix Editora

Apostar em novos talentos, formatos e leitores. Essa é a marca da Matrix Editora, desde a sua fundação em 1999. A Matrix é hoje uma das mais respeitadas editoras do país com mais de 1.000 títulos publicados e oito novos lançamentos todos os meses. A editora se especializou em livros de não-ficção, como biografias e livros-reportagem, além de obras de negócios, motivacionais e livros infantis. Os títulos editados pela Matrix são distribuídos para livrarias de todo o Brasil e, também, são comercializados no site www.matrixeditora.com.br.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros