Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

José Domingos Brito - Memorial domingo, 18 de agosto de 2024

OS BRASILEIROS: Pe. José Maurício (CRÔNICA DO COLUNISTA JOSÉ DOMINGOS BRITO)

OS BRASILEIROS: Pe. José Maurício

José Domingos Brito

José Maurício Nunes Garcia nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 22/9/1797. Religioso, compositor, cravista, organista, violonista e pioneiro da música clássica brasileira no período colonial. Segundo Andrade Muricy, ex-presidente da Academia Brasileira de Música, é “o maior compositor clássico das Américas”. Sua produção, em torno de 400 peças, é constituída em grande parte de música religiosa, tendo ainda composto música dramática, modinhas e música para orquestra.

 

 

Filho de Vitória Maria da Cruz Neto e Apolinário Nunes Garcia e neto materno de escravizado, ficou órfão de pai aos 6 anos e passou a estudar música influenciado pela mãe. Iniciou como aluno do prof. Salvador José, pardo e amigo da família, demonstrando grande facilidade. Aos 16 anos, escreveu sua primeira obra – Antífona Tota Pulcra Es Maria – e aos 17 participou da fundação de uma confraria de professores de música, Ingressou no sacerdócio aos 25 anos, com a intenção de, nesta condição, prosseguir na carreira musical.

Tornou-se mestre-de-capela da Catedral da Sé, contando com um grupo de instrumentistas e cantores. Neste cargo, ficou encarregado de compor para o calendário litúrgico e dirigir as obras. Assim, surgem diversos graduais, como Justus cum ceciderit (1799) e Alleluia, angelus Domini (1799). Teve uma sólida formação, que foi ampliada através de uma grande biblioteca de partituras e tratados musicais, trazida da Europa com a vinda da corte real, em 1808. Desse modo, conheceu as principais obras de Mozart e Haydn e pode aperfeiçoar sua técnica de instrumentação e escrita vocal.

Seu talento foi logo apreciado por D. João VI, que providenciou sua transferência para a Capela Real ocupando alto cargo. No ano seguinte, recebeu o hábito da Ordem de Cristo e em 1816 ficou incumbido de dirigir a missa pela elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal. Apesar do apreço recebido pelo Rei, sua remuneração não foi devidamente revista. Em 1821, com o retorno de D. João VI à Lisboa, passou por uns perrengues financeiros, devido a turbulência política e econômica do processo de independência do Brasil. Os músicos da Capela Real sofreram um grande arrocho salarial.

O Pe. José Maurício, que nunca chegou a ter um piano ou um cravo, foi sendo levado gradativamente à miséria. Além disso, sua relação com os músicos foi prejudicada pelo preconceito. O fato de ser mulato interfere no seu reconhecimento como músico. A situação foi agravada com a vinda do antigo mestre-de-capela -Marcos Portugal-, que passa a usufruir mais privilégios que o padre brasileiro. Assim, enquanto conhece a música erudita praticada na Europa no fim do século XVIII, vive num mundo em que a cor da pela o prende a um mundo cruel e sem direitos.

Sua música procura solucionar, de algum modo, esse conflito. Junto a sua admiração pelos mestres europeus, como Mozart e Haydn, ele se torna um dos iniciadores da música popular no Brasil, com a publicação, após sua morte, das modinhas Beijo a Mão que Me Condena, No Momento da Partida, Meu Coração Te Entreguei (1837) e Marília, Se Não Me Amas, não Me Digas a Verdade (1840). São obras que ficaram menos conhecidas que as obras sacras, como o Requiem e o Ofício de Finados (1816) e as missas de Nossa Senhora do Carmo (1818) e de Santa Cecília (1826).

Não obstante ser lhe atribuído cerca de 400 obras, apenas 240 composições sobreviveram: umas 20 missas, 15 credos, 12 antífonas, 30 graduais, 28 hinos, 10 matinas e ofícios de defuntos, 7 Te Deum, 6 novenas, numerosos salmos e vésperas, sequências, ladainhas etc. além de umas poucas obras profanas. Além de compor, tocar e cantar, foi também professor no curso gratuito que manteve durante 38 anos no centro do Rio de Janeiro. Faleceu em 18/4/1830 e foi o compositor mais prolífico de sua época. Hoje é um dos nomes mais representativos da música brasileira de todos os tempos e o mais importante compositor de sua geração. Uma consistente biografia escrita por Cleofe Person de Mattos – Padre José Maurício: uma biografia – teve uma 2ª edição publicada pela Biblioteca Nacional, em 2019, e uma versão em PDF encontra-se disponível na Internet.

Em meados do século XIX houve um movimento de recuperação e resgate da “música nacional”, incluindo a música sacra, tendo o Pe. José Mauricio em destaque. Sua reabilitação deve-se ao trabalho de alguns apreciadores de seu talento musical, como Manuel de Araújo Porto-Alegre, primeiro biógrafo do compositor, que publicou em 1856 Apontamentos sobre a vida e a obra do Padre José Maurício Nunes Garcia, na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Outro entusiasta neste resgate foi o Visconde de Taunay (1843-1899), que defendeu no Parlamento e na imprensa a restauração da obra e a construção de uma memória histórica em torno do padre compositor, vinculando-o à música germânica e contrapondo-o à ópera italiana. Seus artigos, reunidos em livro, em 1930, foram publicados originalmente no período 1880-1898 nas principais revistas brasileiras da época.

Além de escrever sobre José Maurício, Taunay conseguiu que o governo brasileiro adquirisse a grande coleção de manuscritos que Bento das Mercês havia recolhido e com a ajuda de Alberto Nepomuceno publicou o Requiem de 1816 em versão reduzida para canto e teclado. Um trecho de Manuel Duarte Moreira de Azevedo, outro entusiasta do fim do século, é ilustrativo do fervor de seus admiradores neste momento em que ele era “redescoberto” e iniciava-se um processo de mitificação da sua figura e realizações, onde já aparecia como um mestre consumado.

 


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