A nova onda de calor, que fez o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitir um alerta de Perigo, vai atingir todas as regiões do Brasil até domingo. O alerta atinge ao menos 16 estados, de Norte a Sul, e promete não dar trégua em 3.352 municípios até domingo, segundo a previsão.
O motivo, de acordo com meteorologistas do Climatempo, é um sistema de alta pressão atmosférica que começa a se intensificar sobre o interior do Brasil. O fenômeno, além de elevar as temperaturas, reduz a umidade, a nebulosidade e as condições de chuva, sobretudo para as regiões Sudeste, Centro-Oeste e em parte do Sul.
Os estados afetados são Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. A expectativa é que as temperaturas subam até 5 °C acima da média. Veja abaixo a temperatura mínima e máxima nas capitais nesta sexta-feira:
- Salvador (BA), de 24°C até 32°C
- Brasília (DF), de 19°C até 32°C
- Vitória (ES), de 21°C até 32°C
- Goiânia (GO), de 21°C até 36°C
- São Luís (MA), de 26°C até 34°C
- Cuiabá (MT), de 29°C até 39°C.
- Campo Grande (MS), de 24°C até 37°C
- Belo Horizonte (MG), de 16°C até 33°C
- Curitiba (PR), de 17°C até 33°C
- Teresina (PI), de 26°C até 36°C
- Rio de Janeiro (RJ), de 22°C até 36°C
- Porto Alegre (RS), de 24°C até 39°C
- Florianópolis (SC), de 23°C até 30°C
- São Paulo (SP), de 20°C até 34°C
- Palmas (TO), de 22°C até 35°C
- Boa Vista (RR), de 25°C até 38°C
O mapa abaixo mostra a área do país sob efeito do alerta do Inmet.
Região Norte
No Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, nordeste do Amapá e Tocantins são previstas pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. O motivo é o calor, associado a um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e alta umidade.
Onda de calor pelo Brasil nesta quinta (21)
Região Nordeste
No Nordeste, a previsão é de tempo seco e sem chuva, além de baixos valores de umidade relativa. No entanto, no oeste do Maranhão, Piauí e Bahia, além do sul do Piauí, chuvas isoladas não são descartadas.
Região Centro-Oeste
Sol forte em Goiás e no Distrito Federal. Em Mato Grosso, além do Sol, algumas pancadas de chuva também poderão ocorrer à tarde. Já no Mato Grosso do Sul, tem condições de pancadas de chuva à tarde e durante a noite.
As capitais Cuiabá, Goiânia e Campo Grande estarão entre as mais quentes do Brasil, segundo o Climatempo.
Sudeste
O sistema de alta pressão deve se intensificar no Sudeste, reduzindo a umidade, a nebulosidade e as condições de chuva. No Rio de Janeiro, a máxima fica em 36º C e a mínima entre 22º C e 23º C. Já em São Paulo, os termômetros vão até 34º C e não abaixam de 19º C.
Sul
Com o aumento das temperaturas e a presença de umidade ao longo da atmosfera é comum a formação de áreas de instabilidade, que podem provocar temporais isolados, com rajadas de vento acima de 70km/h, granizo e chuva localmente forte, principalmente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Essa condição já começou na última quarta-feira e deve se estender até o fim de semana.
A aproximação de uma frente fria deve provocar o pico de calor durante a tarde de domingo na maioria das regiões, com a influência do vento quente e úmido de noroeste, que vai favorecer a ocorrência de temporais em grande parte do Sul do Brasil. Essa frente fria se desloca a partir da próxima segunda e vai fazer com que as temperaturas sofram um grande declínio.