Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo segunda, 02 de agosto de 2021

OLIMPÍADA: SIMONE BILES VAI DISPUTAR FINAL DA TRAVE

 

Simone Biles: entenda por que trave se tornou único aparelho possível para ginasta na Olimpíada

Ginasta americana desistiu de quatro finais pela perda de orientação espacial nos movimentos aéreos
Simone Biles em ação nos Jogos Olímpicos de Tóquio Foto: LOIC VENANCE / AFP
Simone Biles em ação nos Jogos Olímpicos de Tóquio Foto: LOIC VENANCE / AFP
 
 

O mundo vai poder ver Simone Biles em ação nos Jogos Olímpicos. Depois de desistir das finais do salto, do solo e das barras assimétricas, a ginasta americana confirmou sua presença na decisao da trave às vésperas da prova, na terça-feira. De todos os aparelhos do feminino, a trave requer muito equilíbrio, mas não há a realização de tantos saltos no ar, que podem provocar os chamados "twisties", a perda de orientação espacial.

Biles, no entanto, realiza uma das chegadas mais difíceis do aparelho. Em 2019, no campeonato nacional dos EUA, ela saiu da trave com um duplo mortal com uma dupla pirueta. Elemento feito apenas por algumas atletas, mas no solo. Foi mais um feito inédito da ginasta.

 Mas Biles poderia escolher elementos com menos dificuldade, que não exija tantas rotações aéreas. Após a decisão de não competir na final do individual geral, a ginasta afirmou que estava tendo a perda de orientação espacial em todos os aparelhos, algo que nunca tinha acontecido com ela. O mais comum é ocorrer no salto e no solo.

No Rio-2016, a ginasta conquistou o bronze no aparelho, a única medalha que não foi de ouro das seis conquistadas em sua primeira Olimpíada – em Tóquio, ela já conquistou a medalha de prata por equipes.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros