Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quarta, 15 de abril de 2020

OBRAS DE RAFAEL NOS 500 ANOS DE SUA MORTE

 

Para ver obras de Rafael nos 500 anos de sua morte

Ícone do Renascimento, artista italiano tem trabalhos disponíveis em acervos virtuais
 
Detalhe de 'Ressurreição de Cristo', tela de Rafael no Masp Foto: Reprodução
Detalhe de 'Ressurreição de Cristo', tela de Rafael no Masp Foto: Reprodução

Muito mais que um pintor, o italiano Raffaello Sanzio (1483-1520) — no Brasil, Rafael —, é considerado um dos grandes nomes no Renascimento ao lado de Michelangelo e Leonardo Da Vinci. Também poeta, designer e arquiteto, o garoto prodígio da cidade de Urbino, na Itália, colocou seu nome na história das artes antes de morrer aos 37 anos. No mês em que se completam cinco séculos de sua morte, listamos alguns de seus principais trabalhos para você conferir sem sair do sofá.

‘O casamento da Virgem’

'O casamento da Virgem' mostra a união de Maria e José, impressionando pela perspectiva Foto: Reprodução
'O casamento da Virgem' mostra a união de Maria e José, impressionando pela perspectiva Foto: Reprodução

Datada de 1504 e sob os cuidados da Pinacoteca di Brera, em Milão, a pintura a óleo sobre madeira retrata o casamento de Maria e José, com um sacerdote que oficializa a união. É considerada uma das obras mais importantes de Rafael. Note as proporções exatas e o jogo de perspectiva. Segundo a própria pinacoteca, o pintor se inspirou em uma obra de Pietro Perugino (seu professor). Veja aqui.

‘O cardeal’

'O Cardeal', no Museu do Prado, tem rigor técnico e figura enigmática Foto: Reprodução
'O Cardeal', no Museu do Prado, tem rigor técnico e figura enigmática Foto: Reprodução

Atribui-se ao cardeal Francesco Alidosi a figura retratada por Rafael nesta pintura célebre, destaque no Museu do Prado, em Madri. Foi feita em Roma, em 1510, e chama atenção não só pela técnica, mas também pela áurea enigmática do personagem. Tem conceitos derivados de Da Vinci, como a composição triangular, vista também em “Monalisa”. Veja aqui.

‘São Miguel derrota satanás’

No Museu do Louvre, em Paris, a tela que reproduz uma cena bíblica foi feita sob encomenda de um duque para presentear o rei francês Luis XII. Nota-se o contraste do claro (São Miguel) e escuro (o demônio) no quadro. Veja aqui

‘Ressurreição de Cristo’

Cheia de ritmo e movimento, estima-se que a obra — que está acervo do Museu de Arte de São Paulo (Masp) — tenha sido produzida entre 1499 e 1502 para um painel maior, fracionado por ocasião de um terremoto. Veja aqui.

 

‘Autoretrato’

Outro retrato da lista — o do próprio pintor — pertenceu à coleção do cardeal Leopoldo de Médici e está abrigado na Galeria Uffizi, em Florença, desde 1890. Assim como em “O cardeal”, revela sutileza do artista na expressão delicada do retratado, desta vez dócil. Veja aqui.

‘Escola de Atenas’

Afresco 'Escola de Atenas' recria possível reunião de filósofos Foto: Reprodução
Afresco 'Escola de Atenas' recria possível reunião de filósofos Foto: Reprodução

Obra-prima de Rafael, o afresco foi feito entre 1509 e 1511 a pedido do então Papa Julio II, fiel “cliente” do artista. Impressiona pela riqueza de detalhes sobre uma hipotética reunião de pensadores na Grécia Antiga. Não dá para cravar, mas estariam ali representados algumas filósofos como Sócrates, Aristóteles e Platão, além de outras especulações como, sim, a Monalisa de Da Vinci. Está no Palácio Apostólico e disponível no site do Museu do Vaticano. Veja aqui.

‘As três graças’

Eufrosina, Talia e Aglaia, musas alegres e belas, irmãs e filhas de Zeus, estão nesta tela de pequenas dimensões pertencente ao Museu Condé, em Chantilly, na França. Condenada pela igreja católica, a nudez na pintura — representada sem problemas na antiguidade — foi resgatada pelos renascentistas. Nas mãos das irmãs, porém, o alerta: a maçãs que indicam o pecado. Veja aqui.

‘Madona e o menino entronados com santos’

Retábulo 'Madona e o menino entronados com santos' foi feito para uma igreja e hoje esta no MET Foto: Reprodução
Retábulo 'Madona e o menino entronados com santos' foi feito para uma igreja e hoje está no MET Foto: Reprodução

Encomendado por um convento da cidade de Perúgia, o retábulo (estrutura colocada atrás de um altar) foi pintado em óleo sobre madeira e finalizado por Rafael entre os anos de 1504 e 1505. Hoje pertence ao Metropolitan Museum of Art. Veja aqui.


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