Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Artistas e Artes sexta, 14 de fevereiro de 2025

OBRA DE MÁRIO CRAVO JÚNIOR (POSTAGEM DO LEITOR GABRIEL)

Obra de Mário Cravo Júnior, que pertencia a colecionador, chega ao mercado por R$ 1 milhão

Escultura icônica, "Mulher Reclinada", é de 1951 e sempre pertenceu ao mesmo dono

SÃO PAULO, FEVEREIRO DE 2025 - Uma escultura de mais de dois metros, em madeira policromada, “Mulher Reclinada”, acaba de chegar ao mercado pelas mãos das galerias de arte NATA Art&Design e Frente. Com valor de venda de 1 milhão de reais, a obra foi feita em 1951 por Mario Cravo Junior, escultor, pintor, gravador e desenhista baiano. Cravo Junior fez parte da primeira geração de artistas plásticos modernistas da Bahia, ao lado de Carlos Bastos e Genaro de Carvalho.

Mario Cravo Junior já realizou várias exposições e possui obras em importantes museus, dentre eles o acervo do MAM, em SP, Instituto Moreira Salles, Museu de Arte Moderna da Bahia, Museu de Arte de Jerusalém, Museu Afro Brasil, Fundação Armando Alvarez Penteado, Museu de Arte Sacra da Bahia, Museu da Cidade do Salvador, Museu de Antropologia da Bahia.

Esta obra possui uma importância extraordinária, pois representa uma fase crucial na trajetória do artista, marcada pela criação de esculturas grandiosas e monumentais. Márcio Cravo Júnior é um dos principais nomes da escultura no país, sendo amplamente reconhecido no cenário nacional”, diz James Lisboa, da Galeria Frente.

Já Natasha Szaniecki, filha do marchand Valdemar Szaniecki e sócia de Ariela Mansur na NATA Art&Design, galeria de arte contemporânea recém-inaugurada em Pinheiros,  diz: “Convivi por anos com esta obra na parede de casa, uma peça imponente que fez parte da história da minha família. Muita gente já demonstrou interesse em comprá-la, mas meu pai sempre recusou. Agora, depois de dez anos da morte de meu pai, acreditamos que chegou o momento de vendê-la. Quem a adquirir terá em mãos uma das obras mais significativas de Mário Cravo Júnior”.

Uma das principais características do artista é o monumentalismo, que está presente em sua escultura mais conhecida, a "Fonte da Rampa do Mercado" (1970), localizada na Praça Cairu, na Cidade Baixa, Salvador (BA), entre o Mercado Modelo, o Elevador Lacerda e a Igreja de Nossa Senhora da Coinceição da Praia. Foi encomendada pelo então Prefeito de Salvador, Antonio Carlos Magalhães.

A “Mulher Reclinada” está exposta no escritório de arte James Lisboa, na Rua Doutor Melo Alves, 397.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros