Se acreditou quando falaram para você que “a vida dá muitas voltas”, você não passou de um tolo.
Se ainda acredita, continua tolo. Desculpe-me.
A vida é um processo em linha reta, sem curvas, sem bifurcações reais, sem voltas. Porque até o que se repete nela, retorna à existência em um espaço temporal diferente.
E o tempo, esse senhor de todas as coisas, de toda a razão e verdade, é um elemento sem voltas, sem curvas, sem marcha à ré, e seus círculos fechados não passam jamais da visão acompanhando os ponteiros consultados em um relógio analógico. E só.
São as únicas voltas do tempo, essa conotação usada no pulso dos homens, nas paredes das salas ou nas torres dos templos, medindo e informando sobre o caminhar à frente da humanidade em algum espelho das horas.
E nesse andar tenha todo cuidado com suas palavras e promessas.
Dê aos seus semelhantes, mormente aos próximos, o beneplácito da confiança mútua.
O que prometeu, você cumpra. Não piore para os outros essa viagem sem voltas chamada de vida, dando-lhes falsa esperança, e iludindo-os com mentiras, porque você não quis se calar quando o silêncio pediu passagem através do tempo.
Seja tolo sozinho. Se quiser. Mas não entregue ninguém à tolice.
Não compre amizades. Conquiste-as. Depois lhes seja leal cuidando em não perdê-las por negligenciar a confiança em você depositada.
E já que a vida não dá voltas, tampouco possui curvas, adiante-se ao tempo todas as vezes necessárias, desde que seja para um pedido de desculpas. O solicitar ou o conceder de um perdão.
Quiçá a inteiração da verdade.
Saiba: os dias não se repetem em absolutamente nada. Nada!
Portanto, não deixe arestas para aparar depois.
Você não terá tempo de voltar às sobras das coisas, simplesmente porque a vida não dá voltas.
E o tempo nunca retrocede.
(A foto acima mostra parte da Highway 10, estrada que tem a mais longa reta do mundo. Está na Arábia Saudita, entre a cidade de Haradh e a fronteira com os Emirados Árabes, próximo dos limites com o Catar. Este trecho compreende uma reta de 260 km, em um espaço plano do deserto Saudita, sem curvas no caminho).