O PIONEIRISMO DA “MAXI INFORMÁTICA” EM MESSEJANA!
João Ribeiro da Silva Neto (*)
Para aquelas pessoas que não chegaram a conhecer, a Máxi Informática foi a primeira Escola de Informática de Messejana! Nos onze anos de sua existência formou mais de três mil alunos nos diferentes módulos básicos, quando a Informática era pouco difundida e, ao mesmo tempo, começava a ser muito solicitada para o ingresso no mercado de trabalho! A figura ao lado faz parte da logomarca da Escola e estava em todo o seu material.
O INÍCIO DA MÁXI INFORMÁTICA
O seu início se deu logo após minha aposentadoria como Analista de Informações, da Presidência da República (Área de Inteligência), lotado em Fortaleza, Ceará. Os anos de serviço dedicados em parte a este setor me proporcionaram uma essencial prática em Informática e vale à pena dizer que no período os microcomputadores estavam chegando aos escritórios e a necessidade de operadores era muito grande. A Internet praticamente engatinhava no Brasil e Messejana, em Fortaleza, ainda não tinha nenhuma escola de Informática. Vislumbrei a ideia de proporcionar um ensino de informática para a comunidade local, por gostar muito da atividade e também por transmitir algum conhecimento recebido a outras pessoas.
O PIONEIRISMO
A Máxi Informática foi mais uma iniciativa pioneira em Messejana, do grupo que hoje administra o Portal Messejana. Possuía instalações simples, mas com computadores bem montados e um material didático excelente para os moldes do período. Todos os equipamentos passavam por uma manutenção rigorosa, para o benefício de todos.
OS CURSOS DA MÁXI INFORMÁTICA
Dentre os cursos que a Máxi Informática oferecia figuraram: Digitação, Introdução ao Processamento de Dados (IPS) e Windows, Processador de Textos Word, Secretariado, Power Point, Excel, Controle Financeiro, Access, Arquivamento e Print Artist. Ao lado de todos estes módulos, palestras sobre a situação do mercado-de-trabalho, postos de trabalho, elaboração de currículos e orientações básicas para um bom profissionalismo de cada um de seus alunos.
A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA
Tendo por base tudo que aprendi na Área de Inteligência, onde me formei e servi por muitos anos, preparei o sistema organizacional da Máxi Informática com o máximo possível de critérios. Regulamentos, Normas de Conduta para alunos e funcionários, Atribuições da Recepção, dos Instrutores, Manual dos Instrutores (referente à cada módulo), Regimento Interno da escola, que continha basicamente tudo que é necessário para o bom funcionamento de todo instituição de ensino que se preze. Havia avaliações de aprendizagem ao final de cada etapa e periodicamente palestras com os alunos sobre temas correlatos à Informática e ao mercado de trabalho.
O SISTEMA "CAD"
Elaborado também por meu filho Alberto Neto, de acordo com nossas necessidades, foi desenvolvido em Clipper (uma linguagem de computação) o "CAD" – Controle Administrativo. Muito útil, tendo em vista que possibilitava o registro de todos os alunos, de módulos, avaliações, pagamentos, controle de presenças etc. Tinha que ser alimentado diariamente, o que demandava muito serviço.
O material didático era quase todo elaborado por mim, com todo zelo e atenção para a qualidade dos ensinamentos. Tinha ao início de cada módulo apresentações em Power Point, que ajudavam muito na aprendizagem, para em seguida as instruções normais em aula pelos instrutores, que por sua vez também recebiam treinamento.
O "CPDIG" E SUA EXTREMA UTILIDADE
Para a prática de Digitação foi desenvolvido por meu filho Alberto Neto, programador naquele período, o programa "CPDIG" - Curso Prático de Digitação, muito utilizado pelos alunos. As apostilas eram constantemente atualizadas de acordo com a evolução da própria informática. Os Certificados de Conclusão eram expedidos de conformidade com o término de curso de cada aluno. Mantenho ainda o farto material administrativo e didático que foi utilizado pela Máxi Informática, ainda as apresentações dos Cursos, todas para fins unicamente de registro pessoal sobre a Máxi Informática.
A Escola Máxi Informática proporcionou muitos empregos diretos (Instrutores, Recepcionistas) e outros indiretos para as centenas de alunos, quase todos com os respectivos Certificados de Conclusão de Curso da Máxi Informática. Dentre os alunos e alunas que a Máxi Informática teve podemos citar duas excelentes educadoras, uma delas do Colégio Cônego Pereira, de Messejana, Sra. Cesarina e a Diretora do Grupo Escolar Monteiro Lobato, Sra. Joana D'Arc cujas senhoras ainda hoje são nossas amigas. Foi um prazer estar à frente da Máxi Informática e tê-las auxiliado neste setor. Fui um de seus professores de Informática, acumulando a função administrativa de Diretor da Escola, funções que muito me orgulho de ter exercido.
A BUSCA POR INOVAÇÕES
Assim, a Máxi Informática foi mais uma iniciativa pioneira em Messejana, que sucedeu um período também grandioso para mim e muitos amigos, que veio através da formação do Conjunto Musical Big Brasa, que marcou época fez muito sucesso no cenário musical cearense. Posteriormente viríamos a formar e administrar o Instituto Portal Messejana, que muitos benefícios têm trazido em termos de divulgação do turismo cearense, da história de Messejana, com seus colaboradores e também através de projetos de Turismo Sustentável e alguns projetos sociais de pleno sucesso, como o Garota Portal Messejana, que se destina de igual modo a promoção social da juventude ao crescimento pessoal na área respectiva.
(*) João Ribeiro da Silva Neto
(*) João Ribeiro é Analista de Informações do Ministério do Trabalho, aposentado, cargo hoje denominado Oficial de Inteligência na atual Agência Brasileira de Inteligência (ABIN); atuou também na Chefia da Segurança Orgânica, de Informática e da Documentação, na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Atualmente é Diretor do Instituto Portal Messejana e escreve também em seu blog, no qual aborda assuntos de interesse geral da comunidade e de outros campos de expressão do poder nacional. Prático e racional e com múltiplos interesses, gosta de música e aprecia Artes Marciais e a natureza, com ênfase para técnicas de sobrevivência na selva e ambientalismo. Formado em Música pela Universidade Estadual do Ceará, em sua juventude fundou o Conjunto Musical Big Brasa, que obteve grande destaque no cenário musical cearense e escreveu três livros sobre os "Anos 60", sobre o Big Brasa e sobre a sua vida musical, obras únicas no estado sobre este período inesquecível da Música.