Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Literatura - Contos e Crônicas sexta, 07 de março de 2025

O PESO DO SILÊNCIO: LIVRO DE MARIA TEREZA ALVIM (POSTAGEM DA LEITORA VICTÓRIA GEARINI)

Um alerta sobre os impactos de abusos e negligências na infância

Em ficção, Maria Tereza Alvim narra a história de irmãos que fogem em busca de uma vida melhor após sofrerem violências

Protagonista de O peso do silêncio, Madalena lida com uma série de tragédias repentinas que impactam sua família, a mais tradicional de uma cidade no interior de Minas Gerais. Após a mãe abandonar os filhos por causa de um casamento conturbado e o pai falecer de uma doença, ela e os três irmãos caçulas se tornam órfãos. Sem a chance de escolher o próprio futuro, os quatro são separados e passam a morar com diferentes pessoas da região.

A obra escrita por Maria Tereza Alvim foca nas histórias dessas crianças que se tornam alvos de inúmeras violências. Os mais novos sofrem maus-tratos psicológicos e físicos das famílias adotivas, enquanto a primogênita enfrenta abusos sexuais do homem com quem é obrigada a viver. Assustada, ela confidencia o problema a uma amiga, mas não sabe o que fazer porque seu abusador detém grande influência entre os moradores. Com poucas alternativas, os irmãos fogem da cidade sem deixar rastros.

A narrativa é dividida em duas perspectivas: a da melhor amiga de Madalena, que mostra os impactos do vazio existente depois do desaparecimento; e a da própria personagem principal, ao relatar as experiências quando encontra um novo lar. À medida que são acolhidos por uma mulher gentil, tragédias continuam a acontecer ao redor dos jovens.

Eu já não tinha muita razão para sorrir e não escondia isso de ninguém, mesmo assim acabei caindo nas graças da Mirtes. Não ligava para mais nada, e, para mim, pouco importava o tempo que teríamos que passar naquele posto de gasolina. Tudo parecia melhor do que a vida que estávamos vivendo em Santo Antônio. Mas confesso que também havia gostado da Mirtes logo de cara. Aquela matrona sabia como cativar as pessoas e sempre tinha uma palavra carinhosa para me tirar do meu estado de apatia. (O peso do silêncio, p. 43-44)

Com essa publicação, a autora busca dar visibilidade a situações comuns em todos os lugares do Brasil, mas que costumam ser guardadas em silêncio pela sociedade. Para mostrar como esses traumas nunca são esquecidos, passado e presente se entrelaçam no livro e revelam as dificuldades vividas pelos personagens em diferentes momentos devido à violência.

Mais que um alerta sobre as consequências dos maus-tratos contra crianças, o livro ressalta a importância de ressignificar os conceitos de família e o poder do acolhimento para curar a dor. Maria Tereza Alvim explica: "meu propósito é abordar temas sensíveis de forma fictícia, reflexiva e com impacto emocional. Quero criar narrativas para dar voz a experiências humanas, mesmo que sejam dolorosas, promovendo a conscientização”.

FICHA TÉCNICA

Título: O peso do silêncio
Subtítulo: Revelações de histórias que nunca foram esquecidas
Autora: Maria Tereza Alvim
ISBN: 978-65-5074-192-1
Páginas: 122
Preço: R$ 42,50 (físico) | R$ 25,80 (e-book)
Onde comprar: Amazon

Sobre a autora: Apaixonada por arte e literatura, Maria Tereza Alvim é escritora, contadora de histórias e artesã. Mineira criada no interior, trabalhou por décadas como secretária e redatora no Palácio dos Despachos do Governo do Estado de Minas Gerais. Também foi assessora-interina de imprensa na Prefeitura de Viçosa. Viúva e mãe de três filhos, aprendeu a ressignificar cada fase da vida com resiliência e leva esses conhecimentos para a escrita. Agora, estreia como romancista com o livro O peso do silêncio.

Redes sociais da autora:

Instagram: @mundo.datereza
Linkedin: Maria Tereza Carreira Alvim Artiaga

Site da autora: https://mundodatereza.com.br/



Imagens relacionadas


Divulgação / Maria Tereza Alvim
baixar em alta resolução



Divulgação / Maria Tereza Alvim
baixar em alta resolução

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros