Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Xico com X, Bizerra com I terça, 13 de junho de 2023

O PASSADO DE PRESENTE (CRÔNICA DE XICO BIZERRA, COLUNISTA DO ALMANAQUE RAIMUNDO FLORIANO)

 

O PASSADO DE PRESENTE

Xico Bizerra

Acho que quem viveu no passado levou uma grande vantagem sobre nós, que estamos encarando este presente. Nesse tempo que não mais voltará viveram Jesus e Buda, sábios que não mais estão fisicamente entre nós. Restam-nos os Edires e Malafaias, os RRs e os Valdomiros, sem contar os reverendos e pastores, lavadores do dinheiro maquiado em suas igrejas, circos de picaretagem evangélica. Galileu, Newton e Pasteur hoje se chamam Nise Yamaguchi e se abrigam numa Prevent Sênior inescrupulosa, além de outros ‘cientistas renomados’, entidades macabras e charlatães que traem a Ciência e matam gente sem qualquer pudor. Artistas como Mozart, Bach e Beethoven são substituídos pelas Anitas, pelos Sertanejos e Pablos Vitares que por aí estão. Já não se lê Shakespeare, Goethe, Camões, Machado de Assis. Bandeira, Pessoa, João Cabral, quem são? Basta ao povo a internet e os blogueiros que nada têm a dizer. Olavo de Carvalho e outros que tais ocupam a vaga um dia ocupada por Platão e Aristóteles, que nunca duvidaram do formato esférico da terra. Queria ganhar o passado de presente. E com ele os verdadeiros sábios, os cientistas de verdade, os músicos talentosos, escritores e filósofos que soubessem e tratassem o que sabem com sabedoria e dignidade. Há muito tempo e em todo canto procuro, mas não sei em que lugar poderão estar. Certamente, escondidos em um passado teimoso que ficou para trás e não vai voltar.

Todos os Livros e a maioria dos Discos de autoria de XICO BIZERRA estão à disposição para compra através do email xicobizerra@forroboxote.com.br. Quem preferir, grande parte dos CDs está disponível nas plataformas digitais. Visite nosso site: www.forroboxote.com.br

 

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros