Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Coluna do DIB domingo, 11 de maio de 2025

O PAPA LEÃO XIII E A CARTA AO BRASIL (CRÔNICA DO COLUNISTA SACRISTÃO ANTÔNIO CARLOS DIB)
✝️ O novo Papa da Igreja Católica adotou o nome de Leão XIV (14) porque o norte-americano Robert Francis Prevost quer se inspirar nos passos do último Papa a adotar o nome de Leão, o XIII (13).
⛪ O italiano Vincenzo Gioacchino Raffaele Luigi Pecci comandou a religião no século XIX e se destacou como um dos pontífices mais influentes da história católica moderna, e chegou a ter envolvimento com um episódio da história brasileira.
🇧🇷 O episódio envolvendo o Papa Leão XIII e o Brasil aconteceu em maio de 1888. Conhecido por ter visão social e se preocupar com os problemas da época, ele escreveu uma carta ao Brasil pedindo pelo fim da escravidão. Isso aconteceu no dia 5 daquele mês, e no dia 13 a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, tornando lei a abolição.
✉️ Depois do feito, ele voltou a escrever, dessa vez para reconhecer o gesto da Princesa. Enviou uma carta de congratulações, louvando a iniciativa “humanitária e cristã”.
🌹 Enviou ainda à Princesa uma Rosa de Ouro, uma condecoração raríssima da Igreja Católica, tradicionalmente oferecida a mulheres em reconhecimento a atos notáveis de fé e virtude.
⏳ O pontificado de Leão XIII durou 25 anos e foi o segundo mais longo na época. Passou pelos séculos XIX e XX, um período de mudanças industriais e sociais sem precedentes. Liderou dos 68 aos 93 anos, até o dia de sua morte.

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros