Uma pequena amostra do leite de Janaúba
O leite da janaúba tem operado verdadeiros milagres. Em algumas cidades do interior maranhense, é consumido como possuidor de poderes para a cura definitiva de alguns tipos de câncer, embora, há muito, seu uso esteja ligado à cura dos problemas intestinais, como gastrites e úlceras.
Em algumas feiras-livres de bairros de São Luís, vendedores de confiança têm até extensa lista de encomendas. Um litro é vendido por até R$50,00 (cinquenta reais), mas o valor pode oscilar, dependendo do tamanho do vasilhame.
Janaúba florida e galhos ricos em látex
Guardado em local apropriado – geladeira – é praticamente impossível de estragar. Os resultados terapêuticos têm sido comprovadamente notáveis. Claro, a indústria farmacêutica de interesses capitalistas, está bem próxima para desmentir a eficácia do medicamento natural.
OBSERVAÇÃO – Esta matéria não pretende administrar medicação para pacientes. O aconselhável é procurar um médico especialista no problema. Entretanto, segundo alguns médicos locais, não há qualquer tipo de incompatibilidade com a medicação alopática.
Janaúba branca
JANAÚBA – (Himatanthus drasticus)
Descrição : Planta da família das Apocynaceae. Possuidor de folhas obovadas, oblongas e acuminadas, flores alvas em corimbos terminais e folículos corniculados com sementes aladas. Também conhecida como janaguba, janauba, dona-joana, raivosa, jasmim-manga, sabeú-una, tiborna, sucuúba, angélica da mata e banana de papagaio.
Parte utilizada: casca, látex.
Origem : Brasil, no estado da Bahia.
Princípios Ativos: açúcares, glicosídio iridóide plumieride, triterpenóides.
Propriedades medicinais: antifebrífico, antiinflamatório, cicatrizante, estimulante do sistema imunológico, vermicida.
Indicações: vermes intestinais, febre, regras irregulares, infertilidade feminina, úlcera gástrica, câncer de pulmão, câncer linfático, luxação de articulação, machucaduras, herpes.
Modo de usar:
– decocção da casca ou látex: luxação de qualquer articulação, machucaduras; herpes;
– látex + água (leite de janaúba): uma xícara das médias três vezes ao dia. Apesar das inúmeras notícias de curas, não há conhecimento público da realização de ensaios clínicos para comprovação ou negação da eficácia e segurança terapêutica desta preparação.
Janaúba florida de flores róseas
Notas:
– A obtenção do “leite de janaúba” é feita retirando-se 10×30 cm de casca do tronco, e aparando-se o látex com auxílio de uma colher com água. Vai-se colocando em uma garrafa de um litro até que a mistura látex+água, resulte em uma sedimentação esbranquiçada com cerca de 1/4 a 1/3 da garrafa, com um sobrenadante róseo. A mistura deve ser mantida em ambiente bem frio.
– Há falsificadores que vendem leite de mangabeira (Hancornia speciosa Gomes) como sendo “leite de janaúba”.
– Nativa desde as Guianas até a Bahia.
Obrigada por disponibilizar este artigo com informações tão importantes para saúde! Super interessante!
Prezada Suéllyn, Obrigado por seu comentário! As plantas curam!