O METEORO AINDA NÃO ATINGIU A TERRA
Robson José Calixto
Realmente não sei se tenho a ver com a história do meteoro, mas sei que quando estava lendo várias postagens de amigos no Facebook sobre como fora ruim 2016, com tantas mazelas e tragédias, brincando mencionei que o pior poderia ainda vir, quer dizer “o meteoro ainda nem tinha atingido a Terra...”. Até amiga me perguntou sobre que meteoro eu estava falando e expliquei que era aquele que todo mundo falava, que atingiria a Terra e a tiraria do eixo, e nunca chegava.
Bem, estava lendo a versão digital do Jornal “O Globo” na manhã do dia de hoje (11/12/2016) quando dei de cara com a matéria “Vem Meteoro” sobre a criação e o espalhamento da “#VemMeteoro” visão que para o ano de 2016 acabar “melhor”, purificando as tristezas, tragédias, frustrações, um meteoro deveria atingir a Terra, acabando com tudo.
Eu não inventei a história do meteoro. No próprio Livro do Apocalipse, no discurso escatológico, depreende-se que algo atingiria a Terra para tirá-la do eixo. No ano de 2014 visitei a Cratera Meteoro, no Arizona, Estados Unidos, lugar de registro de catástrofe natural que atingiu o planeta a 50.000 anos atrás. Lá existe uma Parede da Fama dos Astronautas (com o nome de todos os Astronautas que alçaram ao espaço) e réplica de Cápsula Apollo, bem como painel dizendo que esse tipo de impacto não é incomum, sendo crítico para a formação da Terra e de todo o Sistema Solar.
Cratera Meteoro, Arizona. Foto: Robson José Calixto
A Cratera Deixada pelo Meteoro que Atingiu a Terra, 50.000 Anos Atrás.
Foto: Robson José Calixto
Parede com Placas com o Nome dos Astronautas Americanos.
Foto: Robson José Calixto
O Centro aborda a origem do meteoro, sua composição, velocidade e como atingiu a Terra, além de comentar outros meteoros que também atingiram o Planeta, como o de Tunguska, na Sibéria, em 1908. No entanto, me chamou a atenção do meteoro de codinome “1990 AN 10”, que passará bem próximo da Terra em agosto de 2027. Daí, lembrando desse fato, é que quando as pessoas se lamentavam de como fora o ano de 2016, eu citava a possibilidade de as coisas piorarem, com um meteoro acertando a Terra em cheio.
Painel que Aborda a Distância que o Meteoro “1990 AN 10”
Passará da Terra, em agosto de 2027.
Foto: Robson José Calixto
Independente do humor meio negro, mesmo com todas as mazelas vivenciadas pela população brasileira no ano de 2016, acho, de coração, que não precisávamos piorar mais as coisas, de forma tão dramática. Acredito que estamos vivenciando ciclo de mudanças, de onde sairemos todos melhores.
Mais detalhes sobre a visita realizada à Cratera Meteoro podem ser encontrados em:
http://www.saraiva.com.br/o-que-e-ser-americano-viajando-de-carro-pelos-estados-unidos-9241218.html .