Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quarta, 06 de fevereiro de 2019

O MELHOR DOS QUIOSQUES DO RIO, DO LEME AO RECREIO

 

Selecionamos o melhor dos quiosques do Rio, do Leme ao Recreio

Eles estão com ambientes charmosos, gastronomia caprichada, serviço igual ao de restaurante e drinques assinados
 
 
Paella de frutos do mar do Marea, quiosque do Grupo Fasano no Arpoador Foto: Ana Branco / Agência O Globo
Paella de frutos do mar do Marea, quiosque do Grupo Fasano no Arpoador Foto: Ana Branco / Agência O Globo
 
 
 

O cenário pode ser de um mar azul em dia de Arpoador caribenho, de um pôr do sol cor-de-rosa entre as palmeiras do Leme ou ainda de ondas suaves batendo sobre a areia branquinha da Praia da Barra. Poucos lugares conseguem ter vistas tão privilegiadas para aproveitar o verão carioca quanto os quiosques. Agora, seus cardápios fazem jus à localização: há lagosta na brasa, massas artesanais, seleção de crudos, paellas, ceviches, tábuas de queijos brasileiros e um tanto mais. Fizemos uma seleção dos pontos que você precisa conhecer nesta temporada.

 

O Marea, quiosque do Fasano, já causava frisson antes mesmo de abrir. Levar para a areia um menu com o status do grupo deixou a cidade ansiosa. Neste verão, eles finalmente fincaram o deque nas areias do Arpoador. Logo cedo, os serviços são abertos, com opções de café da manhã e piadinas. Mas o melhor é aproveitar um almoço tardio, começando com o coquetel de camarão, vinagrete de polvo ou pasteizinhos, e seguindo com opções boas de compartilhar, como o arroz de bacalhau ou os mexilhões ao vinho branco. Para beber, além de mate da casa, kombucha e sucos, há uma seleção de drinques clássicos e novidades, como o Carioca Tonic, que leva gim, caju, hortelã e limão-siciliano. A ideia do cardápio, bolado por Rogério Fasano e Danio Braga, foi criar uma experiência que representasse o mar e fosse para todos.

Coquetel de camarao, do Marea, no Arpoador: perfeito para um fim de tarde fresco Foto: Ana Branco / Agência O Globo
Coquetel de camarao, do Marea, no Arpoador: perfeito para um fim de tarde fresco Foto: Ana Branco / Agência O Globo

— Privilegiamos os petiscos de beira-mar, os pastéis, que são bem cariocas, até as ostras, que servimos de maneira descontraída. Nossos arrozes e pratos para compartilhar chegam à mesa em panelas de ferro. Queremos mostrar um conceito novo do grupo Fasano, mais acessível, mais jovem. A carta de vinhos segue essa linha e é focada em rótulos leves e frescos, com muitos brancos e rosados frutados. Vamos mudar o cardápio de acordo com a estação, para ter sempre novidades. Quem sabe quando esfriar teremos um cassoulet de frutos do mar? — conta Danio.

 

Katia Barbosa levou o Aconchego Carioca para as areias do Leme. Vinagretes, ceviches e bolinhos de bobó são as apostas, mas ela avisa: para quem quiser um baião de dois, também tem.

O ceviche do quiosque do Aconchego Carioca, no Leme, ideal para acompanhar o pôr do sol colorido Foto: Ana Branco / Agência O Globo
O ceviche do quiosque do Aconchego Carioca, no Leme, ideal para acompanhar o pôr do sol colorido
Foto: Ana Branco / Agência O Globo

— Pensei em um Aconchego de praia, mas não deixei de lado a cara do restaurante. Alguns pratos são exclusivos, mas outros são iguais. Inventei um mate gaseificado que está demais.

Carpaccio de polvo servido no quiosque Gávea Beach Club, que abriu no Leme; Em breve, eles abrem um espaço no subsolo no estilo taberna Foto: Ana Branco / Agência O Globo
Carpaccio de polvo servido no quiosque Gávea Beach Club, que abriu no Leme; Em breve, eles abrem um espaço no subsolo
no estilo taberna Foto: Ana Branco / Agência O Globo

Ali do lado, o Gávea Beach Club acaba de inaugurar seu novo ponto. Com menu mediterrâneo, criado pela chef italiana de Nápoles Jolanda Ruggiero, há massas grano duro, peixes assados no sal e um espaguete “alla nerano”, de abobrinha frita, em uma receita que ela aprendeu em Capri. Logo, logo, o subsolo (onde já funcionou até uma boate) virará a Taberna Del Mar e terá uma charcutaria típica da Espanha.

No canto direito da Praia de São Conrado, o So.Ga tem atraído uma galera que gosta de comidinhas vegetarianas. A localização privilegiada, com gramadinho e vista para a pedra, combina-se com os quitutes gostosos que o casal Sofie Mentens e Gabriel Ferrari prepara. “Bruschettões” de cogumelos e de guacamole, cuscuz marroquino, açaí adoçado com xarope de açúcar mascavo e sucos prensados são uma delícia.

O açaí adoçado com xarope de mascavo vem acompanhado porgranola, morangos e banana no So.Ga, em São Conrado, que tem gramadinho e cardápio natural Foto: Ana Branco / Agência O Globo
O açaí adoçado com xarope de mascavo vem acompanhado porgranola, morangos e banana no So.Ga, em São Conrado,
que tem gramadinho e cardápio natural Foto: Ana Branco / Agência O Globo

A mixologista Jessica Sanchez abriu um quiosque que parece a casa do Robinson Crusoé: é tudo de madeira e palha, com redes, poltronas e bancões. Ela conta que a inspiração são os bares de Tulum, no México. Os drinques, como já é de se esperar, são ponto altíssimo. Opções como o Skavurska Mule (vodca, soda de gengibre e espuma de graviola) e o Kentuck Thing (uísque, hortelã, maracujá e baunilha) confirmam a definição do Bar&Co: uma experiência de coquetelaria na praia. As comidinhas não ficam para trás: há ótimos tartares, risotos e tábuas de embutidos.

 
 
Panelinha de camarão no azeite do quiosque Bar & Co, da mixologista Jéssica Sanchez, na Barra. Ambiente de madeira inspirado nos bares de Tulum, no México Foto: Ana Branco / Agência O Globo
Panelinha de camarão no azeite do quiosque Bar & Co, da mixologista Jéssica Sanchez, na Barra. Ambiente de madeira inspirado nos bares
de Tulum, no México Foto: Ana Branco / Agência O Globo

Móveis brancos, cortinas esvoaçantes e decoração azul fazem o Pesqueiro, no Recreio, ter jeitão de festa em Ibiza. A música eletrônica reforça o clima. Do bar, saem drinques coloridos, como o Ocean (soda de laranja vermelha, RedBull, espumante, limoncello e gim), e chamativos, como o que vem em um abacaxi. Peixes e frutos do mar são preparados na brasa e chegam da cozinha acompanhados por arroz de cúrcuma. Se você é de festa, dá para esticar até a noite.

Cardápio com muitos peixes e frutos do mar preparados na brasa são servidos no Pesqueiro, na Reserva Foto: Ana Branco / Agência O Globo
Cardápio com muitos peixes e frutos do mar preparados na brasa são servidos no Pesqueiro, na Reserva
Foto: Ana Branco / Agência O Globo

Definitivamente, foi-se o tempo em que o mate com biscoito polvilho eram as únicas opções da praia.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros