O cenário pode ser de um mar azul em dia de Arpoador caribenho, de um pôr do sol cor-de-rosa entre as palmeiras do Leme ou ainda de ondas suaves batendo sobre a areia branquinha da Praia da Barra. Poucos lugares conseguem ter vistas tão privilegiadas para aproveitar o verão carioca quanto os quiosques. Agora, seus cardápios fazem jus à localização: há lagosta na brasa, massas artesanais, seleção de crudos, paellas, ceviches, tábuas de queijos brasileiros e um tanto mais. Fizemos uma seleção dos pontos que você precisa conhecer nesta temporada.
O Marea, quiosque do Fasano, já causava frisson antes mesmo de abrir. Levar para a areia um menu com o status do grupo deixou a cidade ansiosa. Neste verão, eles finalmente fincaram o deque nas areias do Arpoador. Logo cedo, os serviços são abertos, com opções de café da manhã e piadinas. Mas o melhor é aproveitar um almoço tardio, começando com o coquetel de camarão, vinagrete de polvo ou pasteizinhos, e seguindo com opções boas de compartilhar, como o arroz de bacalhau ou os mexilhões ao vinho branco. Para beber, além de mate da casa, kombucha e sucos, há uma seleção de drinques clássicos e novidades, como o Carioca Tonic, que leva gim, caju, hortelã e limão-siciliano. A ideia do cardápio, bolado por Rogério Fasano e Danio Braga, foi criar uma experiência que representasse o mar e fosse para todos.
— Privilegiamos os petiscos de beira-mar, os pastéis, que são bem cariocas, até as ostras, que servimos de maneira descontraída. Nossos arrozes e pratos para compartilhar chegam à mesa em panelas de ferro. Queremos mostrar um conceito novo do grupo Fasano, mais acessível, mais jovem. A carta de vinhos segue essa linha e é focada em rótulos leves e frescos, com muitos brancos e rosados frutados. Vamos mudar o cardápio de acordo com a estação, para ter sempre novidades. Quem sabe quando esfriar teremos um cassoulet de frutos do mar? — conta Danio.
Katia Barbosa levou o Aconchego Carioca para as areias do Leme. Vinagretes, ceviches e bolinhos de bobó são as apostas, mas ela avisa: para quem quiser um baião de dois, também tem.
— Pensei em um Aconchego de praia, mas não deixei de lado a cara do restaurante. Alguns pratos são exclusivos, mas outros são iguais. Inventei um mate gaseificado que está demais.
Ali do lado, o Gávea Beach Club acaba de inaugurar seu novo ponto. Com menu mediterrâneo, criado pela chef italiana de Nápoles Jolanda Ruggiero, há massas grano duro, peixes assados no sal e um espaguete “alla nerano”, de abobrinha frita, em uma receita que ela aprendeu em Capri. Logo, logo, o subsolo (onde já funcionou até uma boate) virará a Taberna Del Mar e terá uma charcutaria típica da Espanha.
No canto direito da Praia de São Conrado, o So.Ga tem atraído uma galera que gosta de comidinhas vegetarianas. A localização privilegiada, com gramadinho e vista para a pedra, combina-se com os quitutes gostosos que o casal Sofie Mentens e Gabriel Ferrari prepara. “Bruschettões” de cogumelos e de guacamole, cuscuz marroquino, açaí adoçado com xarope de açúcar mascavo e sucos prensados são uma delícia.
A mixologista Jessica Sanchez abriu um quiosque que parece a casa do Robinson Crusoé: é tudo de madeira e palha, com redes, poltronas e bancões. Ela conta que a inspiração são os bares de Tulum, no México. Os drinques, como já é de se esperar, são ponto altíssimo. Opções como o Skavurska Mule (vodca, soda de gengibre e espuma de graviola) e o Kentuck Thing (uísque, hortelã, maracujá e baunilha) confirmam a definição do Bar&Co: uma experiência de coquetelaria na praia. As comidinhas não ficam para trás: há ótimos tartares, risotos e tábuas de embutidos.
Móveis brancos, cortinas esvoaçantes e decoração azul fazem o Pesqueiro, no Recreio, ter jeitão de festa em Ibiza. A música eletrônica reforça o clima. Do bar, saem drinques coloridos, como o Ocean (soda de laranja vermelha, RedBull, espumante, limoncello e gim), e chamativos, como o que vem em um abacaxi. Peixes e frutos do mar são preparados na brasa e chegam da cozinha acompanhados por arroz de cúrcuma. Se você é de festa, dá para esticar até a noite.
Definitivamente, foi-se o tempo em que o mate com biscoito polvilho eram as únicas opções da praia.