Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Literatura - Contos e Crônicas quinta, 05 de dezembro de 2024

O LEÃO DA BOCHECHA DE BALÃO: LIVRO DE LUCAS FREIRE (POSTAGEM DA LEITORA LUÍZA MARQUES PEREIRA)

Redescobrindo o play: psicólogo reforça a importância de brincar longe das telas

Em livro infantil, Lucas Freire ensina as crianças a valorizarem experiências autênticas, contato social e a terem curiosidade sobre o mundo

Dificuldade de ter atenção, privação social, privação do sono e dependência que colocam em risco a saúde física e mental. Esses são alguns malefícios que o psicólogo Lucas Freire aponta como consequências do uso excessivo de telas.  

Para combater essa realidade desde cedo, o especialista transforma os encantos da brincadeira “à moda antiga” em uma jornada de autoaprendizado para os pequenos no livro infantil O Leão da Bochecha de Balão e a Redescoberta do Play.  

A narrativa segue um leãozinho que costumava ser alegre e sociável, mas passou a se isolar e deixou de apreciar qualquer atividade sem o celular. Para o personagem, as doses rápidas de dopamina que a hiperconectividade proporciona tiraram o brilho de outros tipos de lazer.  

“Seus amigos animais o vinham chamar, 
‘Leão, venha fora, vamos brincar!’ 
Mas o Leão não queria ir pra praça,  
parecia que tudo tinha perdido a graça!” 

(O Leão da Bochecha de Balão e a Redescoberta do Play, p. 11) 

Contando com ilustrações em aquarela de Aline Terranova, o autor envolve sua mensagem em um enredo que prende a atenção por meio de rimas, ideais para a leitura em voz alta. Ao final da trama, o leão sonha com um jardim encantado e flores sorridentes, momento em que relembra da importância de apreciar as diversões que a natureza, os amigos e o ar livre podem oferecer. 

Por trás dos ensinamentos do livro está o playfulness, conceito baseado na capacidade de incorporar o lúdico no dia a dia a fim de construir resiliência emocional e mental – e que Freire aplica de forma pioneira no Brasil. “O brincar livre foi substituído pelo celular. Isso empobrece as experiências da infância”, defende o autor. 

O psicólogo explica que os primeiros 7 anos de vida são essenciais para sedimentar crenças e entendimentos sobre a vida, momento extremamente prejudicado pela limitação cognitiva e pelos danos físicos e psicológicos que a exposição às telas pode causar. Além de entretenimento ou lazer, o playfulness defende a curiosidade e o engajamento com o mundo ao redor.  

Inspirado na própria vivência com o filho, o autor propõe uma reflexão às famílias e uma maneira leve e descontraída de ensinar às crianças o valor de experiências autênticas e de manter a mente curiosa. Para combater o adoecimento de futuras gerações, O Leão da Bochecha de Balão convida os leitores a pegarem o livro nas mãos, apreciarem as figuras e o momento de leitura, atitudes de quem vive o play.  

---

Ficha técnica 

Livro: O Leão da Bochecha de Balão e a redescoberta do play  
Autor: Lucas Freire 
Editora: Tear Editora 
Páginas: 28 
ISBN: 978-65-86900-26-2 
Preço: R$ XX,90 
Link de venda: Hotmart

Sobre o autor 

Lucas Franco Freire é psicólogo, professor, empreendedor, escritor e palestrante. Especialista na criação de treinamentos e programas com experiências voltados para o desenvolvimento comportamental, criatividade, resiliência e liderança. Em 20 anos de carreira, já realizou mais de 2 mil eventos, impactando mais de 100 mil pessoas. Tem como propósito, incentivar a produtividade resiliente e saudável. Fomenta ideias e provocações sobre carreira, mercado de trabalho, criatividade, inovação, resiliência e liderança através do pioneiro Método Playfulness®. 

Redes sociais: Site | Instagram | Facebook | LinkedIn | YouTube | TikTok 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros