Placa com anúncio na entrada da Secretaria de Finanças anunciando prioridade aos velhos
O ancião Amadeu, já passando dos oitenta e lavai o trem descarrilhado, procurou a Secretaria de Finanças de determinado município do Estado de Pernambuco, localizado no litoral norte da Região Metropolitana do Recife, distante 18 quilômetros da capital do estado, para solicitar a transferência da titularidade do IPTU de um apartamento que lhe pertence de direito há mais de dez anos, mas que já havia repassado para outro proprietário formalmente há mais de oito anos.
Munido de uma cópia da procuração pública e da escritura de compra e venda do apartamento feito no Tabelionato de Notas do Município para provar que já havia vendido o imóvel a um promissário comprador, dirigiu-se ao balcão de informação da Secretaria de Finanças. Lá lhe deram uma ficha de prioridade e pediram para aguardar na fila que já passava de quinhentos velhos à sua frente para serem atendidos sobre transferência, atraso, titularidade e parcelamento de IPTU.
Sentado na cadeira, Seu Amadeu começou a perceber que a fila dos idosos não “andava”, mas a dos “normais” o painel vermelho à sua frente chamava direto! Mal os “normais” chegavam e já eram chamados e atendidos sem delonga! Vez por outra é que o encarregado do setor chamava um velhinho que já estava esperando ser atendido há décadas! “Ficha 24!” “Guichê dos idosos ou qualquer um disponível!” – Gritava.
Inconformado com aquele descaso, desrespeito, violação à lei federal, Seu Amadeu se levantou de onde estava há horas, se dirige até o balcão de atendimento e gentilmente pergunta ao atendente por que a fila dos idosos não “andava”, mas a dos “normais” parecia um supersônico. O atendente o ouviu atentamente, pediu licença e foi consultar o “encarregado do setor”. Quando retornou, chamou Seu Amadeu e, na frente da pessoa que estava atendendo, respondeu:
– O “chefe do setor” informa que desconhece essa lei federal a que o senhor se refere que dá preferência a velhos! Ele mandou perguntar se o senhor não está inventando essa tal de lei do idoso para passar as pernas nos outros velhos. Segundo ele, todos os municípios da Região funcionam assim para o público, não é agora que vai mudar! Lei de prioridade para velhos é esperar sentado! Ele mandou dizer que, se o senhor tiver se sentindo incomodado, desrespeitado nos seus direitos, procure o gordinho do POSTO IPIRANGA que ele irá lhe informar melhor. Segundo ele, “o melhor que o senhor tem a fazer é se sentar e ficar aguardando sua vez de ser atendido que ele não pode fazer nada!” E voltou a atender os “normais” que chegaram.
Passado mais de três horas de espera, o encarregado chama o número do Seu Amadeu que se levanta com dificuldade e se dirige até o balcão de atendimento. Trôpego, devido à idade, mãos e pés tremendo, lentamente Seu Amadeu vai tirando da pasta a procuração pública e o contrato de compra e venda do apartamento e entrega tudo ao atendente, pedindo para ele verificar no sistema se o IPTU daquele apartamento ainda se encontrava cadastrado no nome dele. Caso o promissário comprador não tenha feito ainda que o atendente fizesse agora porque lhe chegou à residência cobrança da Secretaria de Finanças da Prefeitura informando que ele, Seu Amadeu, estava em atraso desde dois mil e doze e que o nome dele iria ser executado, inscrito no Cadastro de Maus Pagadores do Município, SPC, SERASA, CADIN, sem contar que a Prefeitura Municipal iria publicitar o nome dele e de outros inadimplentes em “outdoor”, amparado numa lei municipal aprovada pelos vereadores à unanimidade na calada da noite, sobre o sugestivo título de Lei dos Caloteiros de IPTU e Impostos Afins!
Mexendo para cá, mexendo para lá no teclado do monitor e reclamando da lentidão, depois de muitos cliques e porradas nas teclas, o atendente imprime várias cópias do IPTU em atrasos e entrega ao ancião, alertando:
– Senhor, realmente, tem muitos anos de IPTU em atraso na inscrição desse apartamento e ainda está no nome do senhor! Agora, aqui a gente não muda não! A única coisa que a gente faz aqui é lhe fornecer o BIC (Boletim de Inscrição Cadastral). Daqui o senhor se dirige até o setor de Cartografia da Secretaria de Finanças. É lá que eles fazem a transferência de titularidade e, consultando o relógio, discorre:
– Mas é melhor o senhor vir outro dia porque já é meio dia e meia da tarde e, antes desse horário, eles encerram o expediente!
Antes de se levantar da cadeira para agradecer o atendente que compreendia não ter culpa naquela zona na Secretaria de Finanças – o descaso vem lá de cima! -, Seu Amadeu, em voz baixa, pergunta:
– Meu filho, eu sei que não é culpa sua, mas me responda uma coisa: Por que nessa secretaria tem mais gente para atender do que para ser atendida? São funcionários atropelando funcionários com todo mundo fingindo que trabalha e nada funciona?
Não gostando da observação irônica feita por Seu Amadeu, o atendente lhe pede licença e vai perguntar ao “encarregado do setor”. Quando retorna lhe responde com as palavras ipsis litteris ditas pelo “chefe comissionado encarregado do setor:”
– Senhor, o “Homem” mandou dizer para o senhor que o sistema sempre funcionou assim desde que Cabral pisou aqui. Tudo isso sempre foi cabide de empregos dos apadrinhados do prefeito eleito. É o chamado toma lá! Dá cá! E se o senhor tiver se sentindo incomodado, ultrajado nos seus direitos procure o gordinho do POSTO IPIRANGA para reclamar para ver se ele lhe dá a solução! E encerrou a conversa!