O DIMINUTIVO DE PAI É PAIZINHO. E DE PAÍS?
O diminutivo de pai é paizinho. O plural de paizinho, paizinhos.O diminutivo de país é paisinho (com s). Viu? Paisinho se escreve com s porque a letra figura no radical. Pai não tem s. Pede, por isso, ajuda à consoante de ligação (z) pra colar o sufixo -inho.
Maioria é metade mais um. Se 100 eleitores votarem e um candidato obtiver 51 votos, oba! Ele ganhou. Por pequena maioria, é verdade, mas ganhou. Se obtiver 98, viva! Venceu por grande maioria. Só faltaram dois pra alcançar a unanimidade. Nelson Rodrigues costumava repetir que a unanimidade é burra. Se é verdade…
No substantivo multidão, estão incluídas as pessoas. Daí as definições dos dicionários. O Dicionário etimológico Nova Fronteira diz que multidão é “grande aglomeração de pessoas, o povo”. O Aurélio, “grande quantidade de pessoas ou coisas”. O Houaiss, “grande quantidade de seres (pessoas, animais ou coisas)”. Viu? As pessoas estão contidas na definição. Ao dizer “uma multidão aguardava o presidente”, ninguém perguntará multidão de quê.
O e detesta excessos. Por isso, dispensa a vírgula: Trabalho e estudo. Vou a Pernambuco e depois à Paraíba. Só num caso vai de dose dupla. Aí, impõe duas condições. Uma: as orações têm que ter sujeitos diferentes. A outra: a possibilidade de provocarem confusão. Veja: O Estado Islâmico atacou Palmira, e a Síria reagiu. Percebeu? O período tem orações com sujeitos diferentes.
Prefiro ser assim do que não fazer nada. Prefiro ser assim a não fazer nada. Qual a frase nota 10? A regência é um dos assuntos mais espinhosos da língua. Por isso existem dicionários de verbos e regimes. Ali está: a gente prefere alguma coisa a outra: Preferimos cinema a teatro. Ele prefere andar a correr. Prefiro ser assim a não fazer nada.
Ele devia comprar uma casa. Ele deveria comprar uma casa. Qual a forma correta? A língua de terno e gravata usa deveria. A simples, que anda de camiseta e chinelo, devia. Você escolhe — de olho no contexto.
Alguns dizem “eu banhei com água gelada”. Outros, “eu me banhei com água gelada”. E daí? Ao entrar debaixo do chuveiro, a gente banha ou se banha? Os verbos são seres pra lá de ardilosos. Inconstantes, viram a casaca como nós trocamos de camiseta. É o caso de banhar. Ora ele pede pronome. Ora o dispensa. Como saber? Analise o período: Maria banha o filho.