Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sexta, 29 de novembro de 2019

O BOLO DA CARNE DA VINGANÇA

 

O bolo de carne da vingança

POR MARIANA WEBER

 

Bolo de carne

 A vingança é um prato que se faz com dois quilos de carne e temperos industrializados. Leva duas horas para ser assada. Mas só fica pronta mesmo quando é lançada aos quatro ventos na internet. Pelo menos no caso da vingança de um usuário do Tumblr que publicou uma receita secreta da mãe como desforra por ela ter sido homofóbica quando ele se declarou gay.

 
 

Mais saborosa do que a receita em si, a história viralizou. Chegou para mim enviada por uma amiga que sabe do meu interesse por receitas de família e as memórias que elas trazem. E está aí uma memória marcante. Comida afetiva de verdade.

O usuário — ou usuária, não dá para definir pelo post — conta que desde pequeno seu prato favorito era o bolo de carne da mãe. Tinha uns 19 anos quando ela resolveu passar a receita, não sem avisar que ele não deveria contar para ninguém. 

Um clássico de muitas famílias: a receita top secret, que só os iniciados podem conhecer, por direito de nascimento ou, mais raramente, por ter passado por uma árdua prova de merecimento (décadas de casamento, por exemplo).

No caso do bolo de carne da vingança, o segredo, revelado, se mostrou besta como tanta coisa que só tem graça quando está envolvida em uma penumbra de mistério. De extraordinária, só a quantidade de carne pedida na lista de ingredientes: 1,8 a 2,7 quilos.

Estaria a anotação da receita errada? Seria outro clássico familiar. Assim como o uso de temperos prontos, conforme mostram cadernos de receitas de mães e avós cheios de recortes de embalagens de produtos industrializados. 

Se a história do bolo de carne abriu seu apetite, seguem abaixo o post original e a receita traduzida do inglês. Talvez você tenha dificuldade de encontrar os temperos (baratinhos em dólar, segundo o autor do post), mas pode tentar substituir. 

Caso sobre comida (alguma dúvida quanto a isso?), “os restos dão ótimos tacos” —  é só adicionar um pouco mais de tempero pronto.

De qualquer forma, não estranhe o sabor amargo da vingança.

(Para mais histórias e receitas, siga @ocadernodereceitas no Instagram)

 

Post do bolo de carne da vingança

 

 

Ingredientes

1,8 a 2,7 quilos de carne

1 pacote de pó de sopa de cebola ou de molho ranch para salada

1 colher (sopa) de ketchup

1 colher (sopa) de mostarda escura picante

1 colher (sopa) de molho barbecue

1 colher (sopa) de molho para carne (steak sauce)

1 ovo

Preparo

Misture, molde como um pão em uma forma, asse a 180ºC por duas horas (talvez duas horas e meia se você estiver se sentindo perigoso).


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros