O AMIGO DA ONÇA
CRIAÇÃO ORIGINAL DE PÉRICLES
Raimundo Floriano
Péricles de Andrade Maranhão nasceu no Recife (PE), a 14 de agosto de 1924, e faleceu no Rio de Janeiro (RJ), a 31 de dezembro de 1961, aos 37 anos de idade.
Criado no Recife, mudou-se para o Rio, onde, aos 17 anos, se empregou na revista O Cruzeiro, como desenhista, a 8 de junho de 1942.
Quando a revista atravessava uma fase brilhante, resolveu criar um tipo humorístico que deveria conter toda a verve do carioca. Péricles aceitou o desafio, apresentando um sujeito irreverente, que haveria de divertir o Brasil por muitos anos. O nome nasceu de uma anedota muito em voga na época.
Dois caçadores conversavam:
– O que você faria, se estivesse na selva e aparecesse uma onça em sua frente?
– Dava um tiro nela!
– E se você não tivesse uma arma de fogo?
– Tentava matá-la com meu facão!
– E se você não tivesse um facão?
– Dava-lhe uma paulada!
– E se você não tivesse um pedaço de pau?
– Subia numa árvore
– E se não tivesse árvore alguma no lugar?
– Saía correndo!
– E se você estivesse paralisado pelo medo?
Aí, o outro não se conteve e perguntou:
– Afinal, você é meu amigo, ou amigo da onça?
Paralelamente, Péricles foi um excepcional figurinista, como se pode avaliar pelos trajes dos diversos personagens de seus cartuns.
******
No dia 31 de dezembro de 1961, no auge da carreira, Péricles encantou-se, atentando contra a própria vida!
******
Para relembrar o genial cartunista, figurinista e artista plástico pernambucano, o Almanaque Raimundo Floriano publicará, todas as segundas-feiras, a partir do dia 12 de dezembro de 2016, uma das 95 criações suas de que dispõe em seus arquivos.
******
O personagem criado por Péricles inspirou o compositor Henrique Gonzalez a lançar o samba homônimo, Amigo da Onça, sucesso absoluto em 1946, gravado por Moreira da Silva, conforme vemos neste youtube:
"