Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sexta, 04 de novembro de 2022

NOVEMBRO GELADO: CINCO CAPITAIS TÊM RECORDES DE FRIO NO MÊS

 

 

Por Bruno Alfano — Rio

 

Rio tem recorde negativo de frio em novembro
Rio tem recorde negativo de frio em novembro Márcia Foletto/29.09.2022

A forte frente fria que chegou ao Brasil no começo do mês tem gerado marcas históricas. Além de o país registrar pela primeira vez neve em novembro, pelo menos cinco capitais têm marcado as menores temperaturas neste período do ano.

São Paulo, por exemplo, teve a menor temperatura máxima registrada em novembro em 23 anos, com a estação automática do Mirante de Santana marcando 15,4 °C. Já o Rio de Janeiro registrou a menor temperatura para novembro desde 2007 na estação meteorológica de Jacarepaguá, segundo o Climatempo, com 20,2°C.

Na região Centro-Oeste, Goiânia, pela medição do Inmet, registrou a temperatura mínima nesta quarta-feira de 15,5°C. Esta foi a menor temperatura em um dia de novembro em 28 anos. Em Campo Grande, o tempo do recorde foi ainda maior. A temperatura mínima foi de 9,5°C, o que não acontecia desde 29 de novembro de 1965.

No Sul, a cidade de Curitiba teve 12,6°C de temperatura máxima, na medição automática do Inmet, o que não acontecia em novembro desde 1961.

De acordo com o Climatempo, a grande e forte massa de ar frio continua atuando sobre o Brasil por mais alguns dias e novos recordes podem ocorrer até sábado. A tendência é de elevação de temperatura na próxima semana, com o afastamento gradual do ar frio intenso.

De acordo com o levantamento do Epagri-Ciram, órgão de monitoramento ambiental e meteorológico do governo de Santa Catarina, as temperatura mais baixas no feriado de 2 de novembro ocorreram no Planalto Sul, em torno -1,5°C em Bom Jardim da Serra e em Urupema, e -0,3°C em São Joaquim.

O frio fora de época tem relação com o fenômeno La Niña. É comum que as massas de ar frio sigam avançando pelo país durante a primavera, especialmente pelo leste da Região Sul e Sudeste do país.

A atuação do La Niña contribui para que mais frentes frias avancem pelo Sul do Brasil no decorrer da estação. Nos últimos dias de outubro, tem uma forte queda da Oscilação Antártida, fazendo com que a circulação dos ventos na alta e média atmosfera fique mais ondulada, com isto há maior troca de ar entre as regiões polares e tropicais no hemisfério Sul; fazendo com que o ar gelado das regiões polares, avancem mais sobre o país.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros