Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Espetáculos -Teatro, Cinema, Shows e Afins sábado, 21 de setembro de 2024

NOVAS OBRAS DA CISNE NEGRO CIA DE DANÇA (POSTAGEM DA LEITORA VANESSA LUCKASCHEK)

Cisne Negro Cia de Dança

Ministério da Cultura apresenta

Programa "Clássicos" da TV Cultura apresenta neste sábado "Crôa", indicado ao APCA 2024 e Manãna de Reys, novas obras da Cisne Negro Cia de Dança

 

Neste sábado, às 22h30, o programa "Clássicos" da TV Cultura exibirá dois dos mais recentes repertórios da Cisne Negro Cia de Dança -  “Mañana de Reyes” e “Crôa”. A primeira obra, com coreografia de Dany Bittencourt, estreou oficialmente no Teatro Solís, no Uruguai, e foi concebida a partir da peça musical homônima, a convite do diretor da Orquestra Filarmônica de Montevidéu, Martín García. Inspirada nas celebrações do Dia de Reis, a coreografia retrata de maneira lúdica a preparação das crianças para as festividades, quando aguardam ansiosamente os presentes dos Reis Magos. A data tem um significado pessoal profundo para a coreógrafa, pois marca momentos importantes em sua vida, por coincidir com a data de seu casamento e, mais tarde, o nascimento de sua filha.

Por sua vez, “Crôa”, criada por Simone Ferro, resulta de 15 anos de pesquisas sobre as Caixeiras do Divino, uma celebração religiosa tradicional de São Luís do Maranhão. A obra transporta para os palcos a riqueza dos cânticos tradicionais e as várias etapas da Festa do Divino, com uma trilha sonora especialmente composta por Fábio Cardia. A obra foi indicada ao Prêmio APCA 2024 na categoria "Coreografia e Criação", um dos mais prestigiados prêmios do cenário artístico brasileiro, consolidando o reconhecimento tanto da companhia quanto da coreógrafa

Sobre a Cisne Negro Cia de Dança

Fundada em 1977 por Hulda Bittencourt, a Cisne Negro Cia de Dança é uma das mais renomadas companhias de dança contemporânea do Brasil. Com quase cinco décadas de história, a companhia é reconhecida pela inovação artística, técnica apurada e um repertório diversificado que abrange clássicos do balé e criações contemporâneas. A Cisne Negro tem se destacado tanto em palcos nacionais quanto internacionais, representando o Brasil em importantes festivais e turnês em países como Alemanha, Estados Unidos, China, Africa do Sul, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Escócia, Espanha, Inglaterra, Moçambique, Paraguai, Romênia, Tailândia e Uruguai, onde o grupo exibiu-se como um modelo de trabalho dentro da dança brasileira, construído com profissionalismo e paixão. 

A companhia é conhecida por suas montagens criativas, incluindo a tradicional temporada de 'O Quebra Nozes', realizada anualmente, que se tornou um marco na cena cultural brasileira. Com uma equipe de talentosos bailarinos e sob a direção artística de Dany Bittencourt, a Cisne Negro continua a encantar e desafiar plateias ao explorar novos horizontes na dança.

A Cisne Negro Cia de Dança tem em seus valores a inclusão e está sempre atenta à acessibilidade do público, buscando garantir que sua arte seja apreciada por todos. Com um compromisso inabalável com a excelência e a promoção da arte, a companhia segue firme em sua missão de transformar e enriquecer a vida cultural através da dança.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros