Audi do Brasil revela a nova curva "S" do Senna em Ribeirão Pires (SP)
Na semana do GP de São Paulo de Fórmula 1, a iniciativa da marca tem como objetivo dar continuidade a ação que visa amplificar o legado do tricampeão mundial em todo país
Segundo ‘S’ fora de Interlagos está situado na Estrada Vereadora Mercedes D’Orto, em Ribeirão Pires (SP)
Para dar continuidade ao projeto especial da Audi do Brasil, realizado em parceria com a agência iD\TBWA e focado em localizar curvas similares ao icônico ‘S’ do Senna pelo país afora, a marca alemã acaba de anunciar a descoberta do segundo ‘S’, em Ribeirão Pires (SP), na Estrada Vereadora Mercedes D’Orto. Localizado na região rural do município, o trecho mapeado tem mais de 92% de similaridade com a curva original do autódromo. A via é conhecida por atrair praticantes de ciclismo e pedestrianismo aos finais de semana, além de ser considerada uma rota do ecoturismo paulista devido à presença de cachoeiras e trilhas próximas à região.
Para selecionar a curva, foram levados em consideração o comprimento da curva, o traçado levando em conta o ângulo e a extensão das retas, e a direção que os carros percorrem. Vale lembrar ainda que o primeiro ‘S’ fora de Interlagos foi anunciado em setembro, na cidade de Urubici (SC).
A ação da Audi do Brasil tem ainda como parceiro de tecnologia o estúdio de inovação digital Bolha, que desenvolveu algoritmos avançados para analisar as curvas das estradas e calcular uma porcentagem de similaridade com o ‘S’ do Senna.
Para Gerold Pillekamp, head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil, a homenagem ao tricampeão mundial de Fórmula 1 com o lançamento da curva em Ribeirão Pires é uma forma de levar o legado além de Interlagos. ”Da mesma forma que o Senna trouxe a Audi ao Brasil, estamos retribuindo ao levar a curva do Senna para inúmeras regiões do país. O lançamento desta curva em uma cidade da Região Metropolitana de São Paulo reforça o quanto queremos seguir construindo uma história em comum com o Senna e esse projeto caminha no sentido de fortalecimento e perpetuação do seu legado, que segue pulsando o coração de milhões de brasileiros”, afirma Gerold.
Segundo Sthefan Ko, Diretor Executivo de Criação da iD\TBWA, agência de publicidade responsável pela ideia, a Audi está possibilitando, com a ação, que sejam criados novos pontos de contato entre fãs e ídolo. “O que, até hoje, era um legado restrito ao circuito de Interlagos e pilotos profissionais, agora passa a estar presente em nossos caminhos do dia a dia. Além disso, a revelação do novo ‘S’ do Senna visa fomentar ainda mais a rota do ecoturismo no ABC Paulista, atraindo os apaixonados pelo Ayrton a contemplarem a homenagem, além de visitarem cachoeiras e trilhas da região”, diz.
Vista aérea da curva em Ribeirão Pires (SP)
Primeiro ‘S’ do Senna revelado em mini documentário
Embora seja conhecida pelo nome do piloto, a história por trás da criação do S do Senna não é amplamente conhecida. Idealizada por Ayrton, na reforma que modernizou o autódromo de Interlagos em 1989, ela é considerada um dos legados do piloto para o automobilismo. No mapeamento inédito, a primeira curva revelada está localizada na rodovia SC-110, em Urubici (SC), local em que há um mirante para as pessoas contemplarem a vista da serra. A homenagem é destacada no documentário ‘O Legado do S’, produzido em parceria com a Warner Bros. Discovery e a produtora Sweet Filmes.
“Esse é um conteúdo que carrega o DNA da marca Discovery, que tem uma longa experiência em contar histórias reais que movem as pessoas, além de reforçar o atual momento da WBD que visa cada vez mais conectar fãs a um ídolo nacional sendo sempre parte da conversa, seja nas redes sociais ou pautando mudanças socioculturais”, destaca Eduardo Teixeira, Diretor de Creative Brand Solutions da Warner Bros. Discovery.
A ação representa a principal ativação da Audi do Brasil desde a retomada da parceria com a Senna Brands, que ocorreu em março deste ano, em homenagem ao aniversário de três décadas de operações da marca das quatro argolas no país.
O mini documentário está disponível no link.
Audi do Brasil
A Audi celebra 30 anos no Brasil em 2024, uma trajetória repleta de desafios, superações e conquistas. A primeira aparição no país ocorreu em 1992, no Salão do Automóvel de São Paulo, com o sedã Audi 100. No ano seguinte, o eterno ídolo Ayrton Senna se tornou o representante oficial da marca em solo nacional, com a Senna Import.
Em 1994, os cobiçados veículos da montadora começaram a ser comercializados oficialmente por aqui e logo ganharam as ruas do país, com tecnologias inéditas e dinâmica de condução sem precedentes. Atualmente, a marca das quatro argolas se consolida como uma das mais desejadas do país, com sede administrativa na cidade de São Paulo (SP), terminal logístico em Vinhedo (SP) e fábrica de veículos em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), onde são atualmente produzidos os modelos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback.
A Audi do Brasil tem uma estratégia integrada de negócios e sustentabilidade, com projetos que incorporam compromissos ambientais e sociais nos temas de eletrificação, redução das emissões de carbono, diversidade, inclusão, cultura e educação. É uma das pioneiras na agenda ESG ao incentivar a eletromobilidade e já investiu quase R$ 90 milhões em infraestrutura de recarga no território brasileiro, oferecendo carregadores elétricos em mais de 40 concessionárias e em diversos outros pontos. É um compromisso mundial da companhia de atuar para moldar a mobilidade sustentável do futuro e gerar impacto positivo à sociedade e ao meio ambiente.
Sobre a iD\TBWA
Há 17 anos no mercado brasileiro, a iD\TBWA é uma agência que combina dados, criatividade e inovação para desenvolver soluções que aceleram o crescimento de marcas e negócios. Pertencente ao grupo Omnicom, parte da rede TBWA, a agência entrega não apenas campanhas, mas experiências de marca data-driven ao longo de toda a jornada do consumidor. Com núcleos especializados, como a iDx, laboratório de inovação e design de experiência; e a Indie, sua produtora digital, a empresa atende os maiores players do mercado como Allianz, Audi, Claro Brasil, CPFL, Embratel, Febraban, Grupo Zanchetta, Banco BV, Philips Avent e Philips Walita.
Comunicação Audi do Brasil
Rafael Fiuza
Email: rafael.fiuza@audi.com.
Luiz Fernando Betti
Email: extern.luiz.betti@audi.
Marcela Rabelo
Email: marcela.rabelo@audi.
Bianca Caldeira
Email: bianca.caldeira@audi.