Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quinta, 13 de outubro de 2022

NOSSA SENHORA APARECIDA: APÓS DOIS ANOS, FESTA VOLTA A LEVAR MULTIDÕES ÀS RUAS

 

Após 2 anos, Dia de Nossa Senhora Aparecida volta a levar multidões às ruas

Nas principais capitais brasileiras, milhares de pessoas se reuniram para celebrar a data com programações especiais

TM
Taísa Medeiros
postado em 13/10/2022 03:55
 
 (crédito:  Suamy Beydoun/AGIF/Estadão Conteúdo)
(crédito: Suamy Beydoun/AGIF/Estadão Conteúdo)

O dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, celebrado ontem, foi marcado por comemorações em todas as regiões do país. Devotos participaram de missas, procissões, carreatas e peregrinações para expressar sua fé. As celebrações acontecem após dois anos de espera, devido à pandemia, período em que celebrações desse tipo não puderam ocorrer.

O coração do festejo ocorreu no Santuário Nacional de Aparecida, na cidade de Aparecida, interior de São Paulo. A programação contou com sete missas, sendo a principal a missa solene, às 9h, que contou com a participação de vários bispos e arcebispos. Todas as celebrações contaram com participação massiva do público, que ocupou a maior parte dos 35 mil lugares disponíveis no Santuário. A celebração começou às 5h e teve a última missa às 19h15.

 

Na capital gaúcha, Porto Alegre, foi retomada a tradicional procissão de motociclistas em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Cerca de 15 mil pessoas participaram do evento, que teve início às 7h, na avenida Augusto de Carvalho e terminou às 10h30, no Complexo Cultural do Porto Seco, na zona Norte de Porto Alegre. A caminho do local de saída da procissão, um motociclista de 26 anos morreu ao ser atingido por um carro. Conforme a Brigada Militar, o jovem Kauan Braga ia participar do evento. Esta foi a 45ª edição da procissão. A programação especial também fez parte do dia nas paróquias da Arquidiocese de Porto Alegre, com missas em diversos horários, procissões e bênçãos solenes.

Em Salvador, capital baiana, o dia da padroeira do Brasil teve as festividades iniciadas às 5h, seguida da recitação do Ofício da Imaculada Conceição da Mãe de Deus e missa. Os festejos ocorreram no Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida. O evento foi encerrado com a Missa Solene, celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Valter Magno de Carvalho, às 18h.

Na região Norte, um grupo de mais de 50 ciclistas de Rio Branco (AC) percorreu cerca de 125 quilômetros entre ida e volta em romaria até a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, para agradecer às bênçãos da padroeira. O ponto final era Boca do Acre, interior do Amazonas. Já em Manaus (AM), a celebração contou com a retomada da tradicional procissão pelas ruas do centro da capital. Cerca de 80 mil pessoas participaram dos festejos.

Em Goiânia (GO), a celebração se concentrou na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Santa Edwiges, no Setor Nova Suíça. A primeira missa ocorreu às 7h, e já contava com centenas de fiéis. Outros dois cultos foram realizados, um às 15h e o último às 17h, que foi acompanhado da procissão, da missa festiva e da coroação da imagem de Nossa Senhora.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros