Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quinta, 10 de dezembro de 2020

NEYMAR - LIGA DOS CAMPÕES: SHOW DO ARTILHEIRO

Jornal Impresso

LIGA DOS CAMPEÕES
 
Show do artilheiro
 
 
Neymar comanda goleada do Paris Saint-Germain com hat-trick sobre o Istanbul e vira um dos goleadores do torneio ao lado de Morata, Haaland e Rashford. Acusado de racismo, árbitro romeno se defende

 

Publicação: 10/12/2020 04:00

Neymar levou a bola do jogo para casa depois de classificar o PSG em primeiro lugar para as oitavas de final (Franck Fife/AFP)  
Neymar levou a bola do jogo para casa depois de classificar o PSG em primeiro lugar para as oitavas de final


Neymar marcou três gols na vitória do Paris Saint-Germain por 5 x 1 sobre o turco Basaksehir, ontem, pela sexta e última rodada do Grupo H da Liga dos Campeões.
 
Num jogo marcado por protestos após o episódio de racismo registrado na véspera, no qual o quarto árbitro, o romeno Sebastian Coltescu, usou o termo “negro” para se referir a um membro da comissão técnica do time da Turquia, que acabou provocando a paralisação do duelo e, posteriormente, seu adiamento, os donos da casa alcançaram uma vitória que lhes garantiu o primeiro lugar da chave.
 
Neymar, que, na véspera, comandou ao lado do companheiro de equipe Mbappé e do atacante Demba Ba, do Basaksehir, a retirada dos jogadores de campo em sinal de desaprovação pela conduta do quarto árbitro, foi o protagonista da partida desta quarta, reiniciada aos 14 minutos, momento em que foi paralisada no dia anterior.
 
O brasileiro abriu o placar na capital francesa marcando um golaço. Aos 21, recebeu um passe de Verratti e, depois de dar um giro, colocou a bola entre as pernas do marcador para finalizar no ângulo superior do gol dos visitantes.
 
Ele voltou a balançar as redes aos 38, após contra-ataque puxado pelo compatriota Rafinha Alcântara, que tocou para Mbappé, que passou logo para Neymar ampliar com um chute rasteiro. Quatro minutos depois foi a vez de Mbappé fazer o dele, em cobrança de pênalti marcado após o lateral-esquerdo Bakker ser derrubado na área. O francês bateu no canto esquerdo e fez o 3 x 0, aos 42 minutos.
 
Na segunda etapa, mal a bola tinha rolado e Neymar fez mais um, após jogada inciada por ele mesmo pelo lado esquerdo, na qual tabelou com o argentino Di María antes de bater colocado da entrada da área. Os vistantes diminuíram pouco depois, por meio do zagueiro Topal, aproveitando um escanteio.
 
Para fechar o placar, Neymar puxou contra-ataque, tocou para Di María, que rolou para Mbappé finalizar com tranquilidade. Com o resultado, o PSG avança às oitavas como líder do Grupo H, com 12 pontos, a mesma pontuação do também classificado RB Leipzig, que ficou em segundo pelo saldo de gols. Em terceiro lugar, o inglês Manchester United ganhou o direito de disputar as oitavas da Liga Europa, enquanto o lanterna Basaksehir se despede da competição continental com apenas três pontos em seis jogos.
 
Racismo
 
Um dia depois do comentário que desencadeou protestos dentro e fora de campo e repercussão mundial, o juiz Sebastian Coltescu disse que não é racista. O jogo da entre PSG e Istanbul Basaksehir, pela Champions League, foi paralisado após o quarto árbitro ser acusado de racismo.
 
“Tento ser bom. Não vou ler nenhuma notícia hoje. Quem me conhece sabe que não sou racista! Pelo menos eu espero que sim”, disse Coltescu em entrevista ao jornal romeno Pro Sport.
 
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, condenou a injúria racial por meio das redes sociais. “Somos incondicionalmente contra o racismo e a discriminação no esporte e em todas as áreas da vida”, escreveu Erdogan nas redes sociais. 
 
Neymar manifestou-se ontem. “A gente tem que fazer isso. Fizemos muito bem. Foi o que deu na minha cabeça, foi o que eu deveria ter feito na primeira vez”, disse, referindo-se ao episódio em que sofreu injúria racial no Francês.  


“Tento ser bom. Quem me conhece sabe que não sou racista! Pelo menos eu espero que sim”
Sebastian Coltescu, árbitro romeno


“A gente tem que fazer isso (tirar os times do campo). Fizemos muito bem. Foi o que deu na minha cabeça, foi o que eu deveria ter feito na primeira vez”
Neymar, referindo-se, também, ao episódio em que sofreu injúria racial no Campeonato Francês


16
Número de classificados para a fase de mata-mata: Bayern de Munique, Atlético de Madrid, Real Madrid, Borussia Monchengladbach, Manchester City, Porto, Liverpool, Atalanta, Chelsea, Sevilla, Borussia Dortmund, Lazio, Juventus, Barcelona, PSG e Red Bull Leipzig

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros