"Teu pai cuidou de mim e eu cuidarei de você". Foi assim que Neymar Júnior respondeu à publicação do jovem Juninho, que vibrava com o anúncio do retorno do camisa 10 à Vila Belmiro. Filho do ex-astro do Santos Robinho, que hoje cumpre pena em Tremembé por um estupro cometido na Itália, Juninho exaltou o fato de o agora colega de equipe ter sido um dia fã do pai — e hoje ser seu ídolo.
Desde então, e principalmente nesta segunda-feira, quando treinaram juntos pela primeira vez, Neymar e Juninho têm trocado afagos nos bastidores do clube e nas redes sociais.
"Transcende o futebol. Histórias de Santos Futebol Clube", escreveu o time no Instagram, com uma foto da dupla no treino. Pelos stories, ambos compartilharam fotos em que Neymar implica com o "afilhado", dando um peteleco em sua orelha. Outra foto foi enquadrada num formato de coração.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/P/S/7hgXEGQIefU2T5KIemCw/neym.png)
Neymar "apadrinhou" o meia-atacante, considerado uma das joias da base do Peixe, como forma de retribuir o apoio recebido pelo pai na ascensão à elite do futebol, anos atrás. Com apenas 17 anos, o Juninho é filho de Robinho, o histórico atacante que foi companheiro do craque brasileiro nos primeiros tempos e uma de suas principais influências no futebol.
Um dos momentos mais marcantes desse primeiro treino foi justamente o encontro entre Neymar e Juninho. A imagem dos dois em campo despertou nostalgia e emoção nos fãs, que logo ressaltaram o paralelismo entre as duas gerações e o simbolismo desse reencontro.
Depois do treino, os dois posaram juntos para uma selfie.
Em seu primeiro treino de volta do Santos, Neymar trabalhou ao lado de seus reservas regulares, em uma sessão que incluiu exercícios físicos e trabalho com bola. Ele participou ativamente dos treinos de finalização e demonstrou grande disposição nos exercícios táticos. Além disso, em um vídeo produzido pela NR Sports, empresa responsável por gerir a imagem da carreira do ídolo, ele é visto descontraído, brincando com os companheiros, e ainda comenta que está acostumado a tomar mate, hábito que ele incorporou durante sua passagem pelo futebol europeu, quando dividiu times com Lionel Messi, Leandro Paredes e Ángel Di María.