Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Literatura - Contos e Crônicas terça, 17 de setembro de 2024

NÃO GOSTA DE LER?: CRÔNICA DE DAISY GOUVEIA (POSTAGEM DA LEITORA RENATA REBESCO)

Não gosta de ler?

Por Daisy Gouveia

O título do artigo pode surpreender você de duas maneiras, ou você se identificou ou se indignou.

Estava numa sala de espera para um podcast, arrumando meu material, me preparando e com minha ecobag cheia de livros, que é como ando sempre. Entre um café e outro, que é outra compulsão minha, entrou alguém bem conhecido de muitos e me perguntou, do que você vai falar mesmo?

Do que você vai falar no seu podcast? Qual é o assunto do seu instagram?

Respondi toda animada, me achando, na certeza que ganharia mais um novo seguidor. Falei durante pelo menos uns dois minutos, explicando o propósito do meu perfil nas redes sociais.

“Estou no Instagram, como minha rede social mais importante incentivando a leitura, ajudando meus seguidores à adquirir ou manter o hábito de leitura, dando dicas de livros e também de filmes e séries adaptadas de livros, falo também dos benefícios que a leitura traz ...”, enfim , gastei meu discurso militante à favor do ler.

Para meu espanto obtive uma resposta simples e seca -  Ah....então não vou seguir você nunca, NÃO GOSTO DE LER.

À princípio achei que fosse brincadeira, rimos, mas na despedida- nos encontramos por aí, mas não no seu Instagram, nunca gostei de ler e não é agora que vou começar.

Quis argumentar, disse que devia me seguir para mudar sua opinião, tinha certeza que podia persuadi-la, disse que achava que ela não sabia se gostava de ler, que não tinha encontrado ainda a leitura certa para ela, um livro que a pegasse de jeito, mas nos encontramos mais.

Se você chegou até aqui lendo esse artigo, por afinidade com o título, ou seja, é convicto de não gostar de ler, dê uma chance para me encontrar todos os dias e me deixe convencer você do contrário. Entre no insta @daisygouveiaoficial, mas, se você não é de rede social, visite uma livraria e se dê a oportunidade de encontrar um assunto que lhe interesse e abra seu caminho para leitura.

Sempre é tempo de começar a ler.

Agora, se você chegou até o final desse conteúdo perturbado, indignado com o título, venha se juntar aos meus seguidores para ter dicas de leitura, para indicar as suas também, dar palpites nas resenhas e nas opiniões.

Junte-se a nós para desfrutar o prazer que só a leitura pode nos proporcionar!

 

SOBRE DAISY GOUVEIA

Daisy Gouveia é escritora, influenciadora digital, host do 'Podcast da Daisy' e criadora do Clube de Leitura da Daisy. Com 66 anos, usa as redes sociais para incentivar as pessoas, principalmente as mulheres, a adotarem o hábito da leitura.

Com 35 anos de experiência na área da moda, escreveu o livro 'Costurando Minha História' - que leva também o nome do programa semanal de rádio - onde conta sua trajetória e fala sobre sua reinvenção profissional, estimulando as pessoas que também querem mudar.

Instagram: @daisygouveiaoficial

Youtube: @daisygouveia

Blog: historiaselorotas.com.br


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros