Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quinta, 26 de março de 2020

NA QUARENTENA, FAÇA SEU PÃO EM CASA

 

Na quarentena, faça seu pão: veja a receita de fermentação natural

Em tempo de combate ao coronavírus, a solução é resolver em casa e não ter que ir à padaria
 
Aprenda o passo a passo da fermentação natural
Aprenda o passo a passo da fermentação natural
 
 

Veja uma receita para fazer pão de fermentação natural em casa, ensinada pelo casal de padeiros Ricardo Rocha e Mariana Massena, da Artesanos. Se quiser, você ainda pode fazer o seu próprio levain - o fermento natural -, eles também ensinam.

 
 
 
Massa de fermentação natural: horas e horas para ficar pronta Foto: Bárbara Lopes
Massa de fermentação natural: horas e horas para ficar pronta Foto: Bárbara Lopes

Como fazer pão de fermentação natural

Preparo do fermento natural, o levain, do zero

A produção do pão de fermentação natural começa dez dias antes, com o preparo do levain (fermento natural). É mais simples do que parece. Veja o passo, de acordo com manual executado pelos padeiros Ricardo Rocha e Mariana Massena, da Artesanos.

O casal de padeiros Ricardo Rocha e Mariana Massena, da Artesanos Foto: Divulgação;Gabriel Ávilla
O casal de padeiros Ricardo Rocha e Mariana Massena, da Artesanos Foto: Divulgação;Gabriel Ávilla

 

Ingredientes do pão

  • 500g de farinha de trigo para longa fermentação;
  • 460ml de água;
  • 12g de sal;
  • 120g de fermento natural (levain feito ao menos dez dias antes, com uma parte de farinha e outra parte de água, alimentado com farinha e água de 12 em 12 horas; geralmente os padeiros fornecem o fermento natural pronto para os clientes).

Modo de preparo do pão

Processo de produção de pão de fermentação antural Foto: Bárbara Lopes
Processo de produção de pão de fermentação antural Foto: Bárbara Lopes

Misture bem a farinha e a água em uma tigela e deixe descansar por 30 minutos. Depois acrescente o fermento natural, misturando-o na massa, e sove, na própria tigela ou em uma bancada levemente enfarinhada, até obter uma massa homogênea. Por fim, adicione o sal.

Cubra com um pano e deixe crescer até dobrar de tamanho. Depois despeje a massa em uma bancada e modele o pão no formato de uma bola. Prepare um cesto polvilhado de farinha para crescimento da massa. O cesto pode ser substituído por um escorredor de massas revestido por um pano de prato.

Coloque a massa com a emenda virada para cima no cesto de crescimento e deixe-a descansar por aproximadamente 30 minutos, coberta por um pano ou um plástico. Continue o processo de fermentação dentro da geladeira, por um período entre 16 e 20 horas.

Cerca de 20 ou 30 minutos antes de assar, coloque uma panela de ferro (na qual caiba seu pão) na parte de baixo do forno e preaqueça-a a 250ºC. Tire a massa da geladeira e vire-a na base da panela previamente polvilhada com farinha. Com um estilete ou uma faca bem fina, faça um corte de 1cm de profundidade na massa, no sentido do comprimento.

 

Espere assar por 30 a 40 minutos ou até dourar bem. Para saber se o pão está assado, retire-o do forno e bata na parte de baixo. O som produzido deve ser oco como o de uma batida na madeira. Caso o pão não esteja bem assado, pode voltar para o forno.

Quando o pão estiver pronto, retire-o do forno e coloque-o em uma grade para esfriar, por 30 minutos.

Porções: uma unidade de 650g.

Tempo: 24 horas.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros