Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quarta, 23 de março de 2022

MÚSICA: CHICO CÉSAR E LAILA GARIN SÃO VOZ E SOM DO ESPETÁCULO *A HORA A ESTRELA*

Chico César e Laila Garin são voz e som do espetáculo 'A hora da estrela'

Está disponível nas plataformas de streaming, o álbum com a trilha sonora do espetáculo 'A hora da estrela' ou 'O canto de Macabéa', de Clarice Lispector, nas vozes de Chico César e Laila Garin

IR
Irlam Rocha Lima
postado em 23/03/2022 06:00
 
 (crédito: Daniel Barboza/Divulgação)
(crédito: Daniel Barboza/Divulgação)

A trilha sonora do musical de A hora da estrela ou O canto de Macabéa, de Clarice Lispector, que esteve em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília, de 24 de junho a 4 de julho de 2021, está disponível nas plataformas digitais. O espetáculo, inspirado em obra clássica de Clarice Lispector, narra a saga de uma migrante nordestina em existência medíocre no Rio de Janeiro.

Em Saudade da zona, Laila faz duo com a atriz Cláudia Ventura; e, com o ator Cláudio, Demoníaca a vida doía. Na única faixa solo, ela canta Um quarto só para mim. Nos acompanhamentos está o trio formado por Fábio Luna (flauta, bateria, pandeiro e congas), Pedro Aune (baixo) e Pedro Franco (guitarra). Há ainda a participação do arranjador Marcelo Caldi, tocando piano e sanfona.

Chico César diz que criar a trilha sonora para A hora da estrela foi um desafio e tanto. "Clarice Lispector adorava música, como se depreende de sua dedicatória nesse livro a Schumann, Beethoven, Bach, Strauss e Debussy, Prokofief, Schonnberg e ao penambucano Marlos Nobre". Ele acrescenta:"Busquei a música na própria angulosidade dos assuntos, seus fraseados e seus cortes secos. Nos silêncios embaraçosos e no atrito das almas rurais, provincianas. A inspiração veio da generosa busca da atriz aqui na peça pela humanidade invisibilizada da moça nordestina".

Para Laila,foi um presente interpretar o Canto de Macabéa, por meio da música de Chico César, que dá conta de nos fazer sentir no corpo e na alma o que os versos de Clarice abrem no pensamento", ressalta. "Assim como a atriz da peça se funde com Macabéa, acho que Chico se fundiu com Clarice. Marcelo Caldi com os músicos e arranjos revelam melodias e harmonias escondidas entre versos, que traduzem o mais silencioso em nós".

Chico César e Laila Garin — O Canto de Macabéa

ou A Hora da Estrela

Álbum com a trilha sonora do espetáculo, com 16 faixas.

Disponível nas plataformas digitais.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros