Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Artistas e Artes terça, 15 de outubro de 2024

MURAL DO ARTISTA KOBRA (POSTAGEM DO LEITOR RENAN ARAÚJO)

Hospital Edmundo Vasconcelos comemora 75 anos com mural do artista Kobra

Obra pretende eternizar e imprimir a celebração entre arte, saúde, cuidado e humanidade

Para celebrar seus 75 anos, o Hospital Edmundo Vasconcelos anuncia a criação de um mural desenvolvido pelo renomado artista Eduardo Kobra. A obra de 190 metros quadrados, simboliza a história do hospital e a dedicação de sua equipe médica, foi pintada no início de outubro. O painel decora a face lateral externa do prédio do hospital e está visível para todo o público que passa pela rua Borges Lagoa, ao lado do Parque Ibirapuera, em São Paulo.

 

Crédito: Cyrillo Drone

 

O tema central é uma reverência aos médicos, as equipes multidisciplinares e ao legado do HEV. O projeto, concebido em colaboração com o artista, se inspira na ideia do momento de uma cirurgia: Kobra buscou se colocar na perspectiva do paciente, capturando o olhar de confiança e a conexão entre a equipe e a comunidade, por meio de uma relação que se mantém sólida e respeitável ao longo dos anos. O artista utilizou técnicas mistas para compor o resultado final.

"O Hospital Edmundo Vasconcelos tem um histórico entrelaçado com a arte, desde sua arquitetura de Oscar Niemeyer até obras de Di Cavalcanti e os jardins de Burle Marx. Trabalhar nessa comunidade apreciadora de arte é um grande privilégio", afirmou Kobra. A mensagem do mural busca transmitir empatia e acolhimento, elementos que ressoam fortemente com o propósito e os valores do HEV.

Além de sua proposta artística, o mural também visa impactar positivamente pacientes, funcionários e a comunidade, reforçando a imagem do hospital como espaço de confiança e cuidado. "Estamos entusiasmados com o presente em comemoração aos 75 anos do Hospital. Kobra, um artista que imprime referência e progresso, é a melhor escolha para abrilhantar nosso espaço. A arte tem o poder de transformar ambientes, inspirar pessoas e criar conexões significativas. Oferecer essa possibilidade a todos os que passam pelo nosso hospital é investir em uma visão de que o fator humano é essencial e impacta diretamente na vida, na felicidade e no bem-estar de todos nós", diz Dario A. Ferreira Neto, Diretor Geral do Hospital Edmundo Vasconcelos.

Crédito: Cyrillo Drone

Sobre o Hospital Edmundo Vasconcelos

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Hospital Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.000 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), a presença entre os principais hospitais da América Latina pelo ranking da Revista América Economia e o primeiro lugar no Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar na categoria Saúde - Hospitais, conquistado por três anos consecutivos.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros