Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão terça, 08 de fevereiro de 2022

MUNDIAL DE CLUBES: PALCO DE ESTREIA DO PALMEIRAS TEM GRAMADO FANTÁSTICO, SHOPPING AO LADO E 15 MIL LUGARES

Palco da estreia do Palmeiras no Mundial tem gramado 'fantástico', shopping ao lado e 15 mil lugares

Acanhado, mas confortável, Al Nahyan recebe o duelo do time alviverde com o Al Ahly nesta terça-feira; em 2019, arena foi casa da seleção brasileira, que a usou para treinos antes de amistoso com a Coreia do Sul na cidade

Ricardo Magatti / Enviado especial / Abu Dabi, O Estado de S.Paulo

08 de fevereiro de 2022 | 09h00

Al Nahyan Stadium, casa do Al Wahda, é um dos dois estádios escolhidos pela Fifa para abrigar as partidas do Mundial de Clubes em Abu Dabi. Palco da estreia do Palmeiras no torneio nesta terça-feira, o local tem um gramado "fantástico", na definição de Abel Ferreira, e é vizinho de um shopping. O clube conheceu o local e treinou lá na véspera de seu duelo com o Al Ahly.

"Dentre as coisas que dão intensidade e velocidade ao jogo, uma delas é o gramado. Este é fantástico. O estádio também é muito bonito", afirmou o treinador português assim que conheceu o local.

 
 
O Al Nahyan Stadium será o palco da estreia do Palmeiras no Mundial de Clubes
O Al Nahyan Stadium será o palco da estreia do Palmeiras no Mundial de Clubes Foto: Fabio Menotti / Palmeiras
 

Os palmeirenses que forem ao jogo encontrarão semelhanças entre o Al Nahyan e o Allianz Parque em relação ao entorno dos dois. As principais similaridades são a existência de shopping colado ao estádio e uma estação de ônibus nos arredores. Em São Paulo, a arena palmeirense é cercada pelo shopping Bourbon e próxima do Terminal da Barra Funda. Em Abu Dabi, distante mais de 12 mil km da capital paulista, o Al Nahyan situa-se ao lado do shopping Al Wahda, e tem em suas imediações o Terminal Central de Abu Dabi. O centro de compras, aliás, é tão colado à arena que há uma passagem interna de um lugar para o outro. A imprensa credenciada, por exemplo, usa o estacionamento do shopping para acessar uma das entradas do estádio a pé.

O Al Nahyan, batizado com esse nome em homenagem ao príncipe herdeiro Mohammed Bin Zayed Al Nahyan, tem em seu entorno ruas estreitas e pequenas casas cujos moradores prezam a tranquilidade. Os cidadãos locais não toleram gritaria e alvoroço, mas terão de lidar com a festa dos torcedores do Palmeiras e do Al Ahly nesta terça-feira, mudando uma rotina de calmaria que impera na região. Espera-se mais fãs do time egípcio pela proximidade entre os países, mas os palmeirenses também farão barulho, com, estima-se, um grupo de cerca de 3 mil torcedores.

Inaugurado em 1995 e reformado em 2019, o Al Nahyan é um estádio moderno, acanhado, mas confortável e bonito. Sediou a Copa do Mundo Sub-17 em 2003 e foi escolhido pela Fifa para receber jogos do Mundial de Clubes 2021 em virtude do risco que os organizadores entendem que haveria em realizar as partidas em uma arena maior.

Cabe explicar: a casa do Al Wahda comporta apenas 15 mil torcedores, o que reduz a possibilidade de espalhamento do vírus. E o governo local limitou a capacidade em 70%. Portanto, não houve em Al Ahly 1 x 0 Monterrey, nem haverá na estreia do Palmeiras mais do que 12 mil torcedores nas arquibancadas.

Já o Mohamed bin Zayed, casa do Al Jazira, outro estádio do torneio, tem 43 mil assentos, mas não pode receber mais que 34 mil espectadores. Mesmo com a limitação, sobraram ingressos em Al Hilal x Al Jazira, e os organizadores distribuíram entradas de graça para residentes.

Em 2019, o Al Nahyan foi casa da seleção brasileira, que o usou para treinos antes de amistoso com a Coreia do Sul em Abu Dabi. Além da vitória do Al Ahly sobre o Monterrey e do primeiro compromisso do Palmeiras diante dos egípcios, também ocorre no estádio a disputa do quinto lugar, na quarta-feira, entre Monterrey e o anfitrião Al Jazira.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros