Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sexta, 16 de dezembro de 2022

MUNDIAL DE CLUBES: FIFA ANUNCIA TORNEIO COM 32 TIMES EM 2025

 

Por Tatiana Furtado — Doha, Catar

 

Infantino anuncia data do novo Mundial de Clubes
Infantino anuncia data do novo Mundial de Clubes Odd ANDERSEN / AFP

A Fifa anunciou nesta sexta-feira um novo formato para o Mundial de Clubes, intenção antiga do presidente Gianni Infantino. Segundo a entidade, a competição, a cada quatro anos, passará a ter 32 clubes a partir de 2025 e não mais 24, como era o desejo para 2021. "Será como a Copa do Mundo das seleções", afirmou o presidente.

— Deixamos lugar para Copa América e Euro, conscientes da saúde dos jogadores. Não queríamos sobrecarregar o calendário — explicou Infantino sobre o adiamento sucessivo do novo formato.

O anúncio foi feito em Doha, em coletiva de balanço antes do último fim de semana da Copa do Mundo do Catar. A entidade anunciou também um Mundial de Clubes feminino, reivindicação antiga de torcedores, atletas e dirigentes, mas não deu detalhes. Outro anúncio importante para o esporte feminino foi a intenção de igualar o número de seleções femininas participantes dos Jogos Olímpicos para 16, como no futebol masculino.

Chelsea, último campeão do mundo de clubes — Foto: Giuseppe CACACE / AFP

Chelsea, último campeão do mundo de clubes — Foto: Giuseppe CACACE / AFP

A entidade tinha aprovado desde 2019 um novo formato para a competição: seria quadrienal, com 24 clubes e uma fase de grupos, mas questões de calendário e a pandemia da Covid-19 inviabilizaram sua implementação.

Naquele ano, a entidade, já presidida por Gianni Infantino, buscava um formato mais atraente para o torneio, que envolvesse de fato vários clubes ao redor do mundo. Já se especulava, na época, a hipótese de 32 participantes, mas a ideia final para o piloto da competição, aprovada pelo conselho executivo, foi a de 24.

 

Problemas de calendário

 

A ideia inicial era de que o torneio estreasse em 2021, ocupando a vaga no calendário internacional da extinta Copa das Confederações. A sede seria a China. Em comunicado divulgado em março de 2020, quando a pandemia foi declarada, Infantino prometeu decidir a data de implementação do torneio “quando a situação estivesse mais clara”. Algumas opções, segundo ele, seriam adiar para o fim de 2021, 2022 ou 2023, mas o novo formato acabou ficando para 2025.

— Ainda temos que trabalhar no processo de encontrar datas, e esse não é um desafio fácil — afirmou Infantino antes da final da edição 2020 do Mundial, em fevereiro do ano passado.

 

Mundial 2022 será em Marrocos

 

Também nesta sexta-feira, o Conselho da Fifa se reuniu em Doha e bateu o martelo sobre a edição 2022 da competição. O torneio será disputado entre os dias 1º e 11 de fevereiro, com a presença do Flamengo, campeão da Libertadores, e o Real Madrid, atual detentor do título da Champions.

Além dos representantes da América do Sul e da Europa, estão confirmados no torneio o Seattle Sounders, campeão da Champions da Concacaf, e o Auckland City, campeão continental da Oceania. Pelo país anfitrião jogará o Wydad Casablanca, que também é o campeão africano. Por isso, a vaga continental da África será do Al-Ahly, do Egito, vice-campeão. Há ainda a indefinição do represente asiático, que tem as finais do campeonato continental marcadas apenas para fim de abril e início de maio.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros