A Fifa anunciou nesta sexta-feira um novo formato para o Mundial de Clubes, intenção antiga do presidente Gianni Infantino. Segundo a entidade, a competição, a cada quatro anos, passará a ter 32 clubes a partir de 2025 e não mais 24, como era o desejo para 2021. "Será como a Copa do Mundo das seleções", afirmou o presidente.
- Emoção mudou percepção: Fifa pretende rever formato e Copa de 2026 poder não ter mais grupos de três
- Com Flamengo e Real Madrid: Fifa define Mundial de Clubes no Marrocos em fevereiro
O anúncio foi feito em Doha, em coletiva de balanço antes do último fim de semana da Copa do Mundo do Catar. A entidade anunciou também um Mundial de Clubes feminino, reivindicação antiga de torcedores, atletas e dirigentes, mas não deu detalhes. Outro anúncio importante para o esporte feminino foi a intenção de igualar o número de seleções femininas participantes dos Jogos Olímpicos para 16, como no futebol masculino.
Chelsea, último campeão do mundo de clubes — Foto: Giuseppe CACACE / AFP
A entidade tinha aprovado desde 2019 um novo formato para a competição: seria quadrienal, com 24 clubes e uma fase de grupos, mas questões de calendário e a pandemia da Covid-19 inviabilizaram sua implementação.
- Reta final: Quanto custa um ingresso para a final da Copa do Mundo do Catar?
- Ponta de lança: o legado que Marrocos deixa na Copa do Catar
Naquele ano, a entidade, já presidida por Gianni Infantino, buscava um formato mais atraente para o torneio, que envolvesse de fato vários clubes ao redor do mundo. Já se especulava, na época, a hipótese de 32 participantes, mas a ideia final para o piloto da competição, aprovada pelo conselho executivo, foi a de 24.
Problemas de calendário
A ideia inicial era de que o torneio estreasse em 2021, ocupando a vaga no calendário internacional da extinta Copa das Confederações. A sede seria a China. Em comunicado divulgado em março de 2020, quando a pandemia foi declarada, Infantino prometeu decidir a data de implementação do torneio “quando a situação estivesse mais clara”. Algumas opções, segundo ele, seriam adiar para o fim de 2021, 2022 ou 2023, mas o novo formato acabou ficando para 2025.
— Ainda temos que trabalhar no processo de encontrar datas, e esse não é um desafio fácil — afirmou Infantino antes da final da edição 2020 do Mundial, em fevereiro do ano passado.
Mundial 2022 será em Marrocos
Também nesta sexta-feira, o Conselho da Fifa se reuniu em Doha e bateu o martelo sobre a edição 2022 da competição. O torneio será disputado entre os dias 1º e 11 de fevereiro, com a presença do Flamengo, campeão da Libertadores, e o Real Madrid, atual detentor do título da Champions.
Além dos representantes da América do Sul e da Europa, estão confirmados no torneio o Seattle Sounders, campeão da Champions da Concacaf, e o Auckland City, campeão continental da Oceania. Pelo país anfitrião jogará o Wydad Casablanca, que também é o campeão africano. Por isso, a vaga continental da África será do Al-Ahly, do Egito, vice-campeão. Há ainda a indefinição do represente asiático, que tem as finais do campeonato continental marcadas apenas para fim de abril e início de maio.