MOSTRANDO O PAU, DIGO, A COBRA, OPA! O CACETE
Raimundo Floriano
Na falação da sacanagem, pau, cobra e cacete não são os nomes do mesmo animal? Mas, tá bem, é mostrando o pau mesmo! Depois de matar a cobra, claro!
Há algum tempo, publiquei, no Jornal da Besta F, a foto acima, desafiando os leitores a identificarem os seis primeiros personagens, eis que Genival e Lacerda e Jackson do Pandeiro, os dois últimos à direita, não deixavam sombra de dúvidas. Levei um bom tempo nesse mister.
Dona Sinhá, viúva do zabumbeiro Miudinho, reconheceu apenas Zé Calixto, o da sanfona de oito baixos, terceiro a contar da esquerda. Numa festa junina, à qual compareci apenas para desenrolar este assunto, o Torres do Rojão, líder do Trio Siridó, que conviveu com todos os personagens no tempo eu que a foto foi tirada, me ajudou a concluir a empreitada.
Devemos levar em conta que o ambiente não estava bem iluminado e que o Torres, sempre chupando na rabada dum cigarro pra lá de forte e fedorento, poderia ter as vistas prejudicadas pela escuridão-ambiente, pela fumaça maldita e pelo fato de se encontrar com o rabo cheio de cana.
Portanto, aceitarei todas as correções e até aconselho que os duvidosos mostrem minha conclusão ao João Silva ou ao Genival Lacerda, o que muito útil nos será (ou ser-nos-á, só para chatear Caetano, que odeia a mesóclise).
Se deixo alguma dúvida, não foi por falta de esforço. Depois que escrevi esta matéria, consegui o número do celular do Genival Lacerda e um endereço para que eu lhe mandasse a foto. Decorrido algum tempo, liguei para ele, que passou a bola para o filho, o qual, assoberbado com seus afazeres musicais, nunca teve tempo de dar continuidade e à pesquisa.
Assim, em conclusão, vale o por mim escrito!