Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Artistas e Artes sexta, 14 de março de 2025

MOSTRA COLETIVA NA CASA TRIÂNGULO (POSTAGEM DA LEITORA CAROLINA AMOEDO)

"Meu quintal é maior que o mundo"

Última semana para ver a mostra coletiva na Casa Triângulo, com obras que remetem à ressignificação da vida contemporânea


‘A paisagem se molhou’ - Amorí_
Crédito: Filipe Berndt -cortesia Casa Triângulo
Imagens em alta para Imprensa: 
https://drive.google.com/drive/folders/1yjriuLfGmiF0yefoWt_KQqBYbYr9ijdi?usp=sharing

 

A exposição coletiva"Meu quintal é maior que o mundo", com curadoria de Priscyla Gomes, fica aberta à visitação na Casa Triângulo até 22 de março. A mostra, aberta em 08 de fevereiro de 2025, reúne obras de 23 artistas brasileiros de diferentes gerações, explorando o conceito do quintal como um espaço de conexão entre o doméstico e o universal.

Inspirado no poema O Apanhador de Desperdícios, do consagrado poeta mato-grossense Manoel de Barros, o título da exposição evoca uma reflexão sobre as pequenezas da vida e as coisas aparentemente insignificantes, que ganham novos significados quando vistas sob uma perspectiva mais contemplativa e menos acelerada.

A curadora Priscyla Gomes destaca que a exposição busca ressignificar o quintal como um espaço de múltiplas possibilidades: um lugar para o cultivo da terra, a contemplação das estrelas, o convívio comunitário e a reflexão pessoal.

A exposição reúne obras em diversas mídias, incluindo pinturas, esculturas, instalações e fotografias. Entre os artistas participantes estão nomes consagrados e emergentes: Albano Afonso, Sandra Cinto, Eduardo Berliner, Vânia Mignone, Lucas Simões, Mauro Restiffe, Zé Carlos Garcia, Amori, Ana Paula Sirino, Andy Vilela, David Almeira, Diego Mouro, Fernanda Galvão, Heitor Dos Prazeres, Leticia Lopes, Luiza Gottschalk, Marina Hachem, Mauricio Adinolfi, Mauricio Parra, Paula Scavazzini, Rafa Chavez, Yohana Oizumi, e Zé Tepedino.

 

Sobre o poema “O Apanhador de Desperdícios”

O poema de Manoel de Barros, que inspirou o título da exposição, celebra as coisas simples e despretensiosas da vida, como os insetos, as tartarugas e os passarinhos. O poeta reflete sobre a beleza do que é muitas vezes considerado insignificante, propondo uma visão mais lenta e contemplativa do mundo. O verso "Meu quintal é maior que o mundo" sintetiza essa ideia de que o pequeno pode conter o infinito.

 

Sobre a Casa Triângulo

Fundada em 1988 por Ricardo Trevisan, a Casa Triângulo, consolidou-se como uma das mais importantes galerias de arte contemporânea do Brasil. Seu programa é reconhecido por apresentar mostras antológicas de seus artistas estabelecidos, além de revelar e consolidar a carreira de vários artistas jovens e/ou emergentes.

Instalada no bairro dos Jardins em São Paulo, ocupa uma sede projetada pelo renomado escritório Metro Arquitetos Associados. Com cerca de 500 m², o espaço combina traços arquitetônicos modernos e funcionais, com áreas internas e externas que permitem a realização de exposições e eventos ao ar livre.

 

SERVIÇO:

Exposição: Meu quintal é maior que o mundo
Curadoria: Priscyla Gomes
Período expositivo: até 22 de março
Local: Casa Triângulo
Endereço: Rua Estados Unidos, 1324, Jardins – São Paulo-SP
Horários: Terça a sexta, das 10h às 19h | Sábado, das 10h às 17h
Telefone: +55 11 3167-5621
Entrada gratuita
Site: www.casatriangulo.com 

Instagram: @casatriangulo

 

Informações para imprensa:  
a4&holofote comunicação 
+55 11 3897-4122 
Bernadete Druzian | bernadetedruzian@a4eholofote.com.br | +55 11 99930-5293

Carolina Amoedo | carolinaamoedo@a4eholofote.com.br | +55 11 95122-5302
Mai Carvalho | maicarvalho@a4eholofote.com.br  | +55 11 99934-7866

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros