A atriz Peggy Lipton, conhecida por seus papéis nas séries "Mod Squad" e "Twin Peaks", morreu aos 72 anos após uma batalha contra o câncer.
Suas filhas Rashida e Kidada Jones, de seu casamento com o lendário produtor musical Quincy Jones, confirmaram sua morte no sábado em um comunicado à imprensa americana.
"Estamos desconsoladas que nossa querida mãe tenha morrido de câncer", disseram. "Ela se foi em paz com suas filhas e sobrinhas ao seu lado".
Nascida em Nova York em 30 de agosto de 1946, Lipton começou sua carreira como modelo na adolescência. Aos 19 anos fez pequenas participações em séries como "Feiticeira".
A fama veio em 1968 com a estreia de "Mod Squad", na qual interpretou Julie Barnes, uma ex-delinquente juvenil que se tornou policial disfarçada. A série foi uma das primeiras a apresentar um elenco interracial.
Por esse papel, Lipton recebeu quatro indicações ao Emmy e ao Globo de Ouro. Ela optou então por uma longa pausa na carreira que coincidiu com seu casamento com Jones. O casal contraiu matrimônio em 1974, logo depois que "Mod Squad" saiu do ar e se divorciou em 1989.
Suas duas filhas seguiram a carreira da mãe. Rashida Jones é conhecida por seus papéis em "The Office" e "Parks and Recreation". Muitos anos depois, Lipton voltou às telas na série de David Lynch "Twin Peaks", interpretando Norma Jennings, proprietária do restaurante Double R Diner.
"Eu perdi uma irmã hoje. Era um verdadeiro anjo na Terra. Sempre a melhor do salão", disse Madchen Amick, co-protagonista de "Twin Peaks".