Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sábado, 20 de abril de 2019

MORRE MC SAPÃO, EXPOENTE DO FUNK CARIOCA

 

Morre MC Sapão, expoente do funk carioca dos anos 2000

Sucesso em festas de casamento, artista passou oito meses na prisão e teve como grande sucesso a música 'Tô tranquilão'
 
 
O funkeiro Jefferson Fernandes Luiz, conhecido como MC Sapão Foto: Marcos Samerson / Divulgação
O funkeiro Jefferson Fernandes Luiz, conhecido como MC Sapão Foto: Marcos Samerson / Divulgação
 
 
 

RIO - Na tarde de sexta-feira, a assessoria de imprensa do cantor de funk Jefferson Fernandes Luiz, mais conhecido como MC Sapão , confirmou a morte do artista no Hospital dos Servidores do Estado, onde estava desde quinta-feira. Ele era uma das atrações confirmadas do show 'Funk Orquestra', no Palco Sunset do Rock in Rio , em outubro.

 

Sapão, de 40 anos, deu entrada em outro hospital da cidade, o Rocha Faria, no último dia 10 de abril, com quadro de pneumonia, mas foi transferido para o Hospital dos Servidores. Ele sofria de diabetes e, em 2013, por motivos de saúde, teve que perder perder 50 quilos.

Expoente do funk carioca nos anos 2000, o cantor Jefferson Fernandes Luiz, mais conhecido como MC Sapão, morreu neste dia 19 de abril de 2019, vítima de pneumonia. Ele, que em 2013 teve que perder 50kg por motivos de saúde e estava internado havia 10 dias, compôs hits como 'Diretoria', 'Tô tranquilão' e 'Vou desafiar você'
 
Expoente do funk carioca nos anos 2000, o cantor Jefferson Fernandes Luiz, mais conhecido como MC Sapão, morreu neste dia 19 de abril de 2019, vítima de pneumonia. Ele, que em 2013 teve que perder 50kg por motivos de saúde e estava internado havia 10 dias, compôs hits como 'Diretoria', 'Tô tranquilão' e 'Vou desafiar você'

Nascido no Complexo do Alemão, Jefferson (que ganhou o apelido de Sapão por causa dos olhos arregalados) teve problemas com a lei ainda jovem. Aos 18 anos de idade, passou oito meses preso, sob a alegação de associação ao tráfico de drogas. Na prisão, compôs a música "Eu sei cantar", para a mãe, prometendo que ia usar seu dom, a partir dali, para fazer o bem. Ele acabou sendo absolvido por falta de provas.

Em 2005, Sapão lançou o seu primeiro grande sucesso no funk, "Diretoria", que o fez participar de diversos bailes no Rio. Com um estilo vocal melódico, com influências do soul, ele se rapidamente se diferenciou dos muitos MCs do funk. No ano seguinte, ele teve o seu maior hit, "Tô tranquilão".

 

 

Entre os outros sucessos de Sapão estão "Mocinho e bandido" (com a dupla sertaneja João Neto e Frederico), "Deixa ela dançar", "Vou desafiar você" e "Rei do baile" (com MC Guimê e Mr. Catra). Sapão era um dos MCs mais requisitados para festas de casamentos, tendo cantado em 2010 no dos atores Bruno Gagliasso e Giovana Ewbank.

 

O artista deixa quatro filhos: Pedro (de 15 anos), Kevin (12), Odara (10) e Brisa (7).

Nas redes sociais, o funk lamentou a morte de Sapão. O MC Bob Rum, do "Rap do Silva", escreveu: "Talento como muitos, mas amigo como poucos. Sua gargalhada alta, seu sorriso sincero e sua amizade jamais serão esquecidos. Obrigado pelos momentos hilários e alegres que vivemos, que Deus console a família que ficou, te receba de braços abertos e que os anjos te recebam cantando."


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros