MÔNICA SILVA, SANGUE BALSENSE NA PATINAÇÃO MUNDIAL
Raimundo Floriano
Mônica em foto promocional
Mônica é bisneta de Seu Emigdio Rosa e Silva, o Rosa Ribeiro, e de Dona Maria de Albuquerque e Silva, a Maria Bezerra, balsenses, meus queridos e saudosos pais. Nasceu em Brasília, a 30.11.1967, onde morou até conquistar o Mundo, conforme adiante lhes contarei.
Seu esporte preferido sempre foi a patinação no gelo. Desde a tenra adolescência, começou a praticá-la aqui em Brasília, na Divertilândia, um rinque instalado no ParkShopping. Aos 19 anos, teve de afastar-se temporariamente desse lazer, devido a sua participação em intercâmbio cultural na cidade de North Platte, Nebrasca, EUA, onde não existia pista de gelo. Aliás, patinou apenas uma vez naquele país, quando foi a passeio a Colorado Springs, onde comprou o primeiro par de patins profissional. Um ano depois, retornou a Brasília.
Em 1987, o show Holiday on Ice, em parceria com a Joal Espetáculos Internacionais, abriu audições – testes – para uma turnê à parte denominada Carnaval no Gelo. Mônica, então com 20 anos, candidatou-se, sendo imediatamente classificada e contratada, excursionando, primeiramente, por três meses pelo interior de São Paulo. Ao término da temporada brasileira, foi convidada a participar do Holiday on Ice no ano seguinte. Iniciava-se, aí, sua carreira como Patinadora Internacional, com estreia em Milão, Itália.
Mônica no Corpo de Baile do Holiday on Ice e com a alemã Alexandra Ziegler (E)
Logo no início dessa excursão, protagonizou verdadeiro conto de fadas: o húngaro Lászlo Vadja, astro principal do Holiday on Ince, por ela se apaixonou, a atração foi mútua, e os dois se casaram na Europa.
Mônica em duas cenas - Com o marido Lászlo Vadja - Notícias do casamento
Sua permanência no Holiday on Ice durou até 1995, num total de 7 anos, viajando por toda a Europa, América do Sul e México. Retornando ao Brasil, terminado o contrato, conflitos profissionais determinaram também o fim desse glamouroso casamento.
Grandes momentos de Mônica no Holiday on Ice
Em junho de 1996, quando pensava que sua carreira de patinadora se havia encerrado, foi contratada pela Disney on Ice para compor o elenco do show Aladin na Turnê da América do Sul. No ano de 1997, seguiu com o espetáculo para a Ásia – Japão, Indonésia e Taiwan. Em terras japonesas, conheceu o empresário canadense Wesley Salter – estranho ao metiê artístico –, com quem contraiu novas núpcias.
Outros belos momentos internacionais de Mônica
No final de 1997, Mônica retornou à América do Sul, com o show Beauty and the Beast – A Bela e a Fera –, da Disney, quando teve a satisfação de, finalmente, apresentar-se em Brasília, sua terra natal, em novembro, no Ginásio Nílson Nélson.
Em 1998, após turnê pela Rússia, Mônica encerrou, após 10 anos de atuação, sua carreira de Patinadora Internacional, indo residir com o marido no Canadá.
Ao longo de 10 anos, apresentou-se nos 26 seguintes países: Brasil, Itália, França, Alemanha, Áustria, Suíça, Luxemburgo, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Espanha, Dinamarca, Suécia, Rússia, Japão, Indonésia, Taiwan, México, Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela, Polônia, e a antiga Checoslováquia.
Hoje, Mônica trocou o cosmopolitismo pelo prazer de estar de volta ao Brasil, desfrutando da companhia de sua grande família e da alegria de pintar.
Com extrema facilidade para assimilar línguas estrangeiras, o Ensino de Idiomas – Inglês, Francês e Húngaro –, tornou-se, após a Patinação Internacional, sua profissão definitiva.
É isso aí! Sangue balsense ornamentando o showbizz! De Balsas para o Mundo!
Para vocês, Mônica no primeiro teste classificatório de sua carreira:
"
"
"
"
"