Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense terça, 17 de janeiro de 2023

MODA NAS RUAS: O ESTILO COM PESO SOCIAL É VOZ ATIVA NAS PERIFERIAS

 

A moda das ruas: o estilo com peso social é voz ativa nas periferias

O streetwear, tendência que vem das quebradas, une elementos culturais diversos e traz debates sociais e políticos através de suas roupas e acessórios

EF
Eduardo Fernandes
postado em 15/01/2023 08:00 / atualizado em 15/01/2023 13:10
 
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Uma expressão da personalidade e uma essência que atravessa o mundo da moda, provocando impactos sociais e políticos. Assim é o streetwear, termo em inglês que significa Roupa de Rua, estilo que traz uma forma de se vestir mais casual, unindo peças esportivas, de skate, de surf e até mesmo de culturas musicais, como o punk e o rock.

Mas, com roupas largas, peças folgadas e outros itens, como joias, o streetwear acabou casando-se com o hip-hop, em uma união que perpassa estilos e mergulha em uma profunda discussão sobre movimentos políticos, levando a moda para o público das ruas.

Naturalmente, as narrativas da época se encontraram e provaram, em mais um dos inúmeros exemplos, como mostramos os posicionamentos políticos e sociais por meio das peças usadas, mesmo que nem sempre as pessoas estejam totalmente conscientes desse processo. O streetwear, dentro dessa perspectiva, continua a trazer, ainda hoje, debates e manifestações importantes por meio das vestimentas.

Representatividade

Para a designer de moda Laís Dairel, essa representação repercute com uma imensa força social. A roupa, além de vestir uma pessoa, é um objeto que pode ganhar vida e levar visibilidade para as camadas mais pobres da sociedade, aparecendo como instrumentos de atitude e discurso. Atualmente, o streetwear é uma tendência que foi apropriada pelas marcas de luxo, muito por conta do gosto da nova geração pela forma livre e despojada proporcionada pelo estilo. Além disso, a profissional acredita que essa direção seguida pela juventude surge com desejo de se encaixar em algum lugar, com roupas que, um dia, nunca pensaram que poderiam usar.

Tal movimento de desejo que as marcas geram sempre esteve atrelado ao que a elite ditou como moda, principalmente em séculos passados. Laís destaca que esse olhar de baixo para cima é visto pela sociedade como um ideal; um comportamento ainda pertinente e levado como bagagem por meio dos anos. "Os jovens veem a Lacoste, a Nike, os tênis desejados e tudo isso vai muito além da marca. É uma vontade de pertencimento que é inerente do ser humano, e que as peças traduzem de forma física", explica a especialista em moda.

Skatista e morador de Ceilândia, Lucas Gabriel Lima da Conceição, 20 anos, entende que o streetwear está presente na periferia há muito tempo. Assim como mencionado por Laís, o jovem enxerga que a elite, de alguma maneira, tomou para si as referências dos trajes usados. Entretanto, o ponto de partida e sucesso das roupas continua sendo da favela. "Eles fizeram isso para tentar mostrar algo que não são. Tudo isso foi feito pela periferia. A moda sempre foi a gente, a nossa moda", finaliza.


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