O sucesso chegou quase que de maneira inesperada na vida de Tainá Bucar. Em um concurso de misses na capital federal, a capitã da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) conheceu uma pessoa que foi chave para a conquista que logo se tornaria uma das maiores da vida. Aos 36 anos, a policial é a mais nova Miss Beleza Milênio Internacional 2023, categoria Sênior. O título veio em um concurso realizado em 22 de abril, na República Dominicana. Concorrendo com outras 21 participantes europeias e de países da América do Sul e da América do Norte, Tainá foi premiada em cinco categorias: melhor personalidade, traje típico, passarela, melhor cabelo e corpo.
Foram quatro meses de preparação, desde agosto até novembro de 2022, quando Tainá se tornou Miss Sênior Brasil 2023, o que lhe garantiu a vaga para concorrer à premiação internacional. De novembro até abril, a policial triplicou o esforço e a preparação. "Toda semana eu tinha aula de passarela. Mas, além disso, acredito que o meu emocional, na área mental, isso veio da polícia, da minha experiência na corporação. No sentido de não desistir, acreditar sempre, não ficar nervosa.
O reinado da miss vai durar um ano. Se o regulamento for o mesmo seguido pelo Miss Universo, ela não poderá concorrer novamente ao título. Em 2024, Tainá voltará à República Dominicana para repassar a faixa. Até lá, mantém a rotina intensa na PMDF e os compromissos que eventualmente precise assumir por conta do título conquistado. "É um sentimento de desafio enorme. Quem me conhece, sabe quem eu sou. Eu falo que representei o meu estado em outro país. Muitos podem falar que o concurso não tem relação com a PM, mas na etapa da entrevista, por exemplo, foi completamente relacionada à profissão, algo que me orgulho. Querendo ou não, todos me olhavam como policial. É um orgulho imenso", descreve.
Quem é Tainá?
Casada há quatro anos, Tainá é formada em educação física e cursa biomedicina e MBA em gestão hospitalar. Com 15 anos na PMDF, a policial também integrou o Batalhão de Choque, onde foi subcomandante da unidade. Além disso, a nova miss já coordenou um curso para a polícia do Amapá.